Próximo presidente do STF, Fachin se reúne nesta terça com Lula para entregar convite para posse
Ministro assume comando da Corte dia 29 de setembro; Moraes será o vice-presidente
O ministro Edson Fachin se reúne nesta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer a entrega do convite de sua posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade está marcada para o próximo dia 29.
O convite será entregue pessoalmente a Lula por Fachin, que assume o comando do Judiciário pelos próximos dois anos. Na vice-presidência tomará posse o ministro Alexandre de Moraes, que também deve comparecer ao encontro com o presidente.
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, já foram convidados por Fachin para a cerimônia, e confirmaram presença. O GLOBO apurou que cerca de 700 convidados já informaram ao STF que comparecerão ao evento.
Leia também
• "Resposta" à condenação de Bolsonaro pode ocorrer durante viagem de Lula aos EUA
• Oscar: Lula comemora escolha de "O Agente Secreto" para representar o Brasil
• Zap do condomínio de Bolsonaro tem briga e ameaça de expulsão por festa para comemorar condenação
Fachin assumirá a chefia do Poder Judiciário para o biênio 2025-2027, com o fim da gestão do ministro Luís Roberto Barroso. A eleição para o cargo ocorreu de forma simbólica, no dia 13 agosto, seguindo o critério de rodízio por antiguidade.
Indicado pela então presidente Dilma Rousseff em 2015, Fachin presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022 e liderou a frente contra a pauta bolsonarista do voto impresso. Foi Fachin também quem iniciou os trabalhos, no tribunal, de combate às notícias falsas.

