Lula recebe telefonema do presidente Vladimir Putin
A conversa durou cerca de 40 minutos e incluiu um agradecimento de Putin pelo empenho do Brasil nas tratativas pela pacificação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste sábado, 9, por telefone, com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre os esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia, informou o Palácio do Planalto em nota divulgada à imprensa.
Putin também informou o chefe do Executivo brasileiro sobre as negociações em andamento com os Estados Unidos.
Leia também
• Lula erra período histórico ao se comparar a d. Pedro II
• Entenda em nove pontos os vetos de Lula ao projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental
• Lula sobre Bolsonaro: 'Ô cara de pau, se defenda! Mostre que você é inocente'
De acordo com o Planalto, a conversa, que durou cerca de 40 minutos, incluiu um agradecimento de Putin pelo empenho do Brasil nas tratativas pela pacificação entre Rússia e Ucrânia. Lula reforçou a defesa histórica do País pelo diálogo e por soluções pacíficas e reiterou que sua gestão está disposta a colaborar, inclusive por meio do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.
Os presidentes também abordaram o cenário político e econômico internacional e trataram da cooperação entre os dois países no âmbito do Brics.
Putin parabenizou o Brasil pelos resultados alcançados na Cúpula do bloco, realizada em 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. No plano bilateral, reafirmaram o compromisso de realizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.

