A luta contra a balança
Para que haja emagrecimento, precisa haver déficit calórico
A obesidade vem se tornando epidemia na sociedade por conta da alimentação descontrolada, ingerida rapidamente, calórica, em grande quantidade. Aliado a isso, o sedentarismo completa esse quadro danoso para a saúde. Uma alimentação saudável é o segredo para vencer a luta contra a balança.
O nutrólogo Diego Pascaretta esclarece que o emagrecimento acontece por causa de déficit calórico.
“Quando se fala em redução de peso, o mais importante ainda é a restrição calórica. No final das contas, o que vai determinar se eu estou perdendo peso, ou não, é se estou ingerindo menos calorias do que o que eu gasto ao longo do meu dia, para que a gente entre numa coisa chamada de déficit calórico”, explicou.
Foto: divulgaçãoO profissional de saúde também aponta que várias pessoas não sabem que estão acima do peso e, para isso, deu uma orientação.
“Tem uma coisa chamada IMC, o Índice de Massa Corpórea, que é simplesmente uma relação entre o peso dividido pela altura ao quadrado. O resultado dá um número que determina a classificação da gente de acordo com baixo peso, peso adequado, sobrepeso e obesidade 1, 2 e 3. Com isso, pode ser uma primeira noção de que há um problema, o que é o primeiro passo para buscar tratar”, afirmou.
Ainda segundo Diego Pascaretta, o comportamento alimentar de pais influencia diretamente na maneira como os filhos se alimentam.
“Filhos de pais obesos têm 90% de chance de também serem obesos. É o exemplo: quando os pais são saudáveis e têm toda uma rotina, a criança acaba seguindo a rotina da família”, declarou o nutrólogo.
Esta entrevista se deu no Canal Saúde desta sexta-feira (5), com o apresentador Jota Batista, da Rádio Folha 96,7 FM, e o nutrólogo Diego Pascaretta. Você acessa a conversa na íntegra através do player abaixo.

