Sex, 26 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Resgatando a Cidadania

As lutas das mulheres cegas é tema do Resgatando Cidadania

Sétimo Encontro Nacional de Mulheres Cegas foi debatido no Resgatando a Cidadania

Transmissão do Sétimo Encontro Nacional MBMCTransmissão do Sétimo Encontro Nacional MBMC - Foto: Reproduçaõ/ Canal do YouTube MBMC Mulheres Cegas e com Baixa Visão
As mulheres enfrentam inúmeros desafios na sociedade em relação ao machismo e a soberania patriarcal impregnada há décadas. Mas quando se trata sobre mulheres com algum tipo de deficiência, como a visual, por exemplo, as barreiras são ainda maiores. E foi no objetivo de trazer mais visibilidade a esse público, que Domingos Sávio conversou sobre o Movimento Brasileiro das Mulheres Cegas e com Baixa Visão, com a coordenadora da entidade, antropóloga e socióloga cega, Rita Guaraná, no Resgatando a Cidadania deste sábado (23), na Rádio Folha FM 96,7.
 
No programa foi debatido a respeito do Sétimo Encontro Nacional de Mulheres Cegas, que acontece em Fortaleza, no Ceará, de forma online. O evento tem como tema “Mulheres com deficiência visual, novas narrativas para novos tempos” e traz vários debates específicos acerca do tema, como a questão da saúde, tecnologia e arte. “Uma mulher cega que tem algum problema de saúde, enfrenta desafios imensos. Se está grávida, por exemplo, precisa de um acompanhamento especial a cada mês para o pré natal e esta realidade se dificulta quando levamos em conta o sucateamento do SUS no momento atual” comenta Rita Guaraná, que ainda acrescenta sobre a importância da tecnologia. “Para nós mulheres com deficiência, a tecnologia foi uma grande apoiadora, possibilitou inclusive darmos as aulas, eventos e congressos do nosso movimento”, disse. 
 
Nos próximos dias 27, 28, 29, o Sétimo Encontro Nacional de Mulheres Cegas conta com uma série de conversatórias. A primeira será sobre o Outubro Rosa, trazendo Valéria Mendonça, conselheira de saúde e pioneira nas campanhas preventivas contra o câncer de mama. A segunda trará a oftalmologista Isa Teixeira que vai abordar o cuidado com os olhos para as mulheres cegas. E a terceira conversatória terá como tema “Tecnologia e acessibilidade nas redes sociais”, com Isadora Santos, pós graduanda em cidadania e direitos humanos no contexto das políticas públicas. Os três temas obedecem respectivamente a ordem dos três dias. Todas as palestras serão transmitidas pelo facebook (https://www.facebook.com/mulherescegas) ou pelo YouTube do Movimento (https://www.youtube.com/channel/UCBlCmf9W8x-tRspDiTYIQGg).
 
O programa Resgatando a Cidadania acontece todo sábado do meio dia às 13h30 na Rádio Folha 96,7 FM, com apresentação do radialista cego Domingos Sávio.  Mas você pode também, acompanhar as entrevistas pelo podcast Inclusão e Acessibilidade, que está disponível no spotify, deezer e soundcloud.

Veja também

Newsletter