Canal Saúde - Descolamento de retina: como evitar e tratar
Jota Batista conversa com o oftalmologista, Silvio De Biase, chefe do Departamento de Retina do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (Ícone da Visão)
Localizada na parte mais interna do olho, a retina é um elemento primordial para a visão: é ela quem recebe o estímulo luminoso e o transforma em estímulo elétrico para que o nosso cérebro possa enxergar.
Membrana fina, ela fica na posição adequada graças ao contato com o vítreo — substância semelhante a um gel que fica na parte mais interna do globo ocular — que, junto a outras estruturas, garantem sua nutrição.
Quando esse elemento se desprende do globo ocular, acontece o chamado descolamento de retina, uma urgência oftalmológica que pode trazer sérios prejuízos irreversíveis à visão, incluindo a cegueira.
Um acompanhamento frequente para checar a saúde dos olhos é indispensável para evitar casos como o descolamento de retina, que age de forma silenciosa, já que um diagnóstico precoce ajuda a minimizar os danos causados pela doença.
Para os casos em que o descolamento já ocorreu, o tratamento existente é a intervenção cirúrgica. Atualmente, há sistemas avançados de visualização em 3D que permitem uma melhor desenvoltura do procedimento, como é o caso do Artevo 800, equipamento utilizado pelo Ícone na correção desses casos.
Para falar mais sobre o assunto, Jota Batista conversa com o oftalmologista, Silvio De Biase, chefe do Departamento de Retina do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (Ícone da Visão).
Você pode ouvir o podcast Canal Saúde no player abaixo.

