Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Podcast

Canal Saúde - Não fique tonto, procure um otorrino!

O comunicador Jota Batista conversa com a médica otorrino Lívia Noleto

Foto: Divulgação

As doenças do labirinto, popularmente conhecida como labirintite é a principal causa de tontura. Entre as doenças do labirinto, a mais comum é a vertigem posicional Paroxistica Benigna (VPPB), que acomete 10% da população. 

A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é caracterizada por uma sensação de movimento anormal, a vertigem, é que é desencadeada por determinadas posições ou movimentos. Este tipo de vertigem acontece quando partículas de carbonato de cálcio (otólitos) que normalmente ficam localizados em uma parte da orelha interna (utrículo) se movem para outra parte da orelha interna (canal semicircular). 

A causa mais frequente para a VPPB é a idiopática, ou seja, causas desconhecidas. Entre os principais sintomas está a vertigem, que dura apenas alguns segundos, geralmente ao olhar para cima, deitar, e ou virar na cama. Em alguns casos, a vertigem vem acompanhada de náuseas e vômitos. Mas infelizmente, muitos pacientes são diagnosticados erroneamente, fazendo uso de medicamentos e dietas que não trazem nenhum benefício ao paciente. E que podem trazer mais angústia e frustrações. 

Por isso, esse ano a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, quer legitimar a importância do diagnóstico médico e tratamento correto das tonturas. No Dia Nacional da Tontura, 22 de abril, a campanha que está sendo promovida tem como tema: Não fique tonto, procure um otorrino!

Para falar sobre o assunto o comunicador Jota Batista conversa com a médica otorrino Lívia Noleto, membro do departamento de Otoneurologia da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

Você pode escutar o podcast Canal Saúde no player abaixo. 

 

Veja também

Newsletter