Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Cirurgia bariátrica pode ser feita em adolescente; entenda em quais casos

O cirurgião José Câmara comenta as mudanças anunciadas pelo Conselho Federal de Medicina em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM

Foto: Canva

Adoslescentes com casos de obesidade já podem realizar a cirguria bariátrica. A nova diretriz foi anunciada pelo Conselho Federal de Medicina, que expandiu os critérios para indicação médica.

 

O procedimento passou a ser autorizado para adolescentes de 14 e 15 anos que apresentem obesidade severa, com IMC acima de 40 e problemas de saúde associados.

 

Nesta quinta-feira (26), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com cirugião bariátrico, José Câmara, que falou sobre a cirurgia bariátrica em adolescentes.

 

Acompanhe a entrevista através dos players abaixo

 

 

 

Para iniciar a conversa, o cirurgião explicou o por que da mudança de diretrizes

 

"Os critérios utilizados para tratamento da obesidade, do ponto de vista cirúrgico, eles eram muito antigos. Na verdade, eles eram desde em 91, desde então seguia-se os mesmos critérios."

 

Cirurgião bariatrico,  José Câmara / Foto: Divulgação

 

José Câmara ainda completou

 

"Se viu que muita gente que poderia ser beneficiada com a cirurgia, não tinha aquele peso mais elevado e deixavam de ser tratados da forma ideal naquela situação e muitos tinham os prejuízos das doenças que vinham acompanhadas com obesidade."

 

O cirurgião bariátrico explicou o por que realizar a cirurga bariátrica

 

"Tem muitas doenças que estão associadas com a obesidade. A ideia da cirurgia não é só perder peso, é tratar essas doenças também para dar qualidade de vida para essa pessoa."

 

Veja também

Newsletter