Epilepsia: causas e tratamentos
O neurocirurgião, João Gabriel Ribeiro Gomes, conversou sobre o tema no Canal Saúde desta sexta-feira (26)
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças neurológicas, como a epilepsia, atingem um bilhão de pessoas no mundo. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Patrícia Breda conversou com o neurocirurgião, João Gabriel Ribeiro Gomes, no programa Canal Saúde desta sexta-feira (26), veiculado pela Rádio Folha 96,7 FM.
Doutor João Gabriel Ribeiro explicou como acontece a epilepsia.
Quem tem epilepsia, tem uma doença onde o cérebro, por algum motivo, dá descargas elétricas que geram sintomas. Quando a descarga é generalizada, a pessoa cai no chão, tem contrações, se remexe e perde, completamente, o nível de consciência”. Afirmou.
O neurocirurgião disse, ainda, que os sintomas das crises epiléticas nem sempre são os mesmos.
A depender da área do cérebro envolvida na descarga elétrica neuronal, o paciente pode ter vários tipos de sintomas diferentes. Na epilepsia gelástica, as crises epiléticas se caracterizam por risos, a pessoa tem risos imotivados”, concluiu o médico.
De acordo com o Dr.João Gabriel, o tratamento para casos de epilepsias multirresistentes, em que o paciente já está tomando remédios receitados pelo médico, pode ter um reforço com uso da substância derivada da cannabis: o canabidiol.
Os estudos científicos avaliaram que, principalmente em epilepsias genéticas, que são catastróficas, pois o paciente chega a ter até 40 crises epilépticas mesmo tomando todos os remédios, a adição do canabidiol mostrou um melhor controle dessas crises”, concluiu.
A entrevista na íntegra está no Podcast Canal Saúde. Você escuta clicando no player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido.

