Logo Folha de Pernambuco

DORES

Dor crônica na coluna: causas e consequências

Segundo a OMS 80% dos seres humanos vão ter dores na coluna alguma vez na vida

Homem com dor na coluna.Homem com dor na coluna. - Foto: Canva

A dor crônica na coluna geralmente persiste por mais de três meses e afeta cerca de 30% dos brasileiros. Lesões, doenças como hérnia de disco, espondilite, fibromialgia e artrite são causas comuns, e a dor crônica na coluna costuma ser contínua ou recorrente.


Diferente da dor aguda, a dor crônica na coluna não responde facilmente a tratamentos imediatos. Fatores psicoemocionais como ansiedade, estresse, depressão, qualidade de sono e medo, exacerbam a dor.


Fatores socioeconômicos, como condições de trabalho, também influenciam. Tratamentos personalizados, como fisioterapia, medicação e terapias comportamentais, podem aliviar a dor crônica na coluna.


Nesta sexta-feira (29), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com o neurocirurgião, especialista em coluna, Erlan Percio


Acompanhe a entrevista completa acessando os players abaixo.

 

 

 


O neurocirurgião Erlan Percio respondeu uma dúvida frequente entre os pacientes, se tem algum fator genético envolvido nas dores crônicas de coluna


“A genética ela também influencia, mas ela não é determinante, não é porque seu pai ou sua mãe tem que você também vai ter algum acometimento mais grave da coluna”

 

Neurocirurgião Erlan Percio. Foto: Divulgação


O médico Erlan Percio destacou o porque de áreas como lombar e cervical do pescoço serem as mais prejudicadas com as dores crônicas 


“Lombar e cervical do pescoço são as mais acometidas justamente pelo simples fato de terem mais mobilidade, então a gente movimenta mais e pelo fato de movimentar mais as chances de ficarem numa postura inadequada são maiores”
 

Veja também


Coquetel Molotov Negócios discute cenários possíveis na música em sua sexta edição
FESTIVAL

Coquetel Molotov Negócios discute cenários possíveis na música em sua sexta edição

Doenças periodontais: prevenção e tratamento
SAÚDE BUCAL

Doenças periodontais: prevenção e tratamento

Newsletter