Entenda o que são e como acontecem as hérnias abdominais
As Hérnias abdominais são comuns e se tratam do deslocamento de um órgão interno que acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, a exemplo, no umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna. Pra falar especialmente sobre a hérnia abdominal, que atingem 20% e 25% da população adulta, o comunicador Jota Batista convidou para o programa Conexão Notícias da Rádio Folha FM, o gastroenterologista, Carlo Bouçanova.
Apesar da maioria das hérnias serem solucionadas apenas por meio da manipulação da hérnia para a cavidade abdominal, em alguns casos isso não é possível, podendo resultar em complicações. Uma das principais complicações é o estrangulamento de algum órgão da região abdominal, na maioria das vezes intestino, havendo diminuição da circulação de sangue para o local, podendo resultar em necrose.
Além do estrangulamento, pode haver também obstrução intestinal, em que o conteúdo intestinal não consegue passar pela região da hérnia, podendo causar náuseas e vômitos, além de constipação intestinal.
Para saber com detalhes o que causa a hérnia abdominal, acompanhe o podcast Canal Saúde no player abaixo:

