Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Hidrocefalia causa atrasos no desenvolvimento da criança

Segundo a Neurocirurgiã pediátrica, Amanda Lopez, os sintomas podem variar

Neurocirurgiã Pediátrica, Amanda LópezNeurocirurgiã Pediátrica, Amanda López - Foto:

O termo hidrocefalia é derivado da combinação: “hidro”, que significa água, e “cephalus”, referindo-se à cabeça. Assim, a hidrocefalia é uma condição na qual o excesso do líquido cefalorraquidiano (LCR) acumula-se dentro dos ventrículos (cavidades contendo líquido) do cérebro e pode aumentar a pressão dentro da cabeça. Apesar de ser frequentemente descrita como “água no cérebro”, a “água” é na verdade LCR, um líquido claro que envolve o cérebro e a medula espinhal. 

A hidrocefalia pode ser herdada geneticamente ou estar associada a distúrbios do desenvolvimento, incluindo a espinha bífida (defeito congênito da coluna vertebral) e a encefalocele (hérnia no cérebro). Outras causas podem incluir sangramento dentro do cérebro, tumores cerebrais, traumatismos cranianos, complicações de parto prematuro ou doenças como a meningite.  

Segundo a neurocirurgiã pediátrica, Amanda López, entrevistada pelo comunicador Jota Batista no Canal Saúde do programa Conexão Notícias,os sinais e sintomas podem variar de acordo coma faixa etária: 

Sintomas de hidrocefalia em bebês: crescimento anormal da cabeça; a moleira é tensa e abaulada; couro cabeludo mais delgado; ossos separados na cabeça do bebê; veias do couro cabeludo proeminentes; vômitos, sonolência, irritabilidade, desvio para baixo dos olhos do bebê; convulsões; ou falta de apetite. 

Sintomas de hidrocefalia em crianças: aumento anormal da cabeça, dor de cabeça, náuseas, vômitos, febre, visão turva ou dupla; equilíbrio instável, irritabilidade, sonolência; atraso no desenvolvimento para andar ou falar; falta de coordenação; mudança na personalidade; incapacidade de se concentrar, perda das funções motoras sensoriais, convulsões, ou falta de apetite. As crianças mais velhas podem ter dificuldade em manter-se acordado ou acordar. 

Para escutar a entrevista completa, acesse o link abaixo: 

 

 

Veja também

Newsletter