Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Hiperidrose: Suor excessivo que pode ser resolvido através de cirurgia; ouça

Alisson Barbosa foi o convidado do Canal Saúde desta quinta-feira (30)

DivulgaçãoDivulgação - Foto:

Suar é um processo fisiológico natural, no entanto, algumas pessoas sofrem de hiperidrose. Nessa condição, o paciente apresenta uma quantidade excessiva de suor, que pode se apresentar somente em alguns pontos, como nas axilas, nas mãos e no pescoço, ou mesmo surgir em todo o seu corpo.

Alisson Barbosa, cirurgião torácico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, foi o convidado de Jota Batista do Canal Saúde desta quinta-feira (30).

Geralmente, quem tem a chamada hiperidrose pode suar até mesmo descansando ou em repouso, uma vez que as glândulas sudoríparas atuam de forma excessiva.

 Ela também é uma condição que pode estar relacionada a fatores genéticos, por isso é comum que pessoas de uma mesma família apresentam essa mesma condição" - explicou o cirurgião.

Alisson Barbosa afirmou que não existem fatores posteriores como obesidade, que contribuem para o suor excessivo.

A causa da hiperidrose não é a obesidade, nem outras comorbidades. Sua causa fisiológica é uma disfunção da cadeia simpática. O suor é normal, porém o que não é normal é concentrar esse suor excessivo em algum lugar específico, isso é uma deficiência do feedback do próprio organismo que algumas pessoas não tem.” completou o membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Você pode escutar a entrevista através dos players abaixo, tanto pelo podcast nas plataformas digitais da Folha de Pernambuco quanto no nosso YouTube Folha de Pernambuco:
 

 

Veja também

Newsletter