Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Os avanços da inteligência artificial na medicina diagnóstica

Especialista explica como a IA tem revolucionado a radiologia, permitindo diagnósticos mais precisos, rápidos e personalizados

Foto: Canva

A evolução da radiologia vem permitindo diagnósticos mais seguros, desde condições benignas como nódulos e tumores malignos.

 

O uso da IA e de novas técnicas de imagem tem possibilitado uma avaliação mais completa do paciente, levando em conta histórico familiar, hábitos de vida e outros fatores que contribuem para uma abordagem personalizada.

 

Nesta quarta-feira (30), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com o médico radiologista e Presidente da Sociedade Pernambucana de Radiologia, Fernando Gurgel. Ele falou sobre a inteligência artificial na medicina.

 

Acompanhe a entrevista através dos players abaixo

 

 

 

Para iniciar a conversa, o médico radiologista explicou  o uso da inteligência artificial para o avanço da medicina

 

"Ela não veio para substituir, ela veio para trazer, como eu digo, superpoderes a nós. Nós vamos ter uma capacidade de dar diagnósticos muito mais precisos, muito mais precoces e vai nos empoderar a nós e aos nossos pacientes"

 

Médico radiologista e Presidente da Sociedade Pernambucana de Radiologia, Fernando Gurgel/Foto: Divulgação

 

O dr. Fernando Gurgel exclareceu como a inteligência artificial está sendo usada para diagnósticos mais precisos

 

"As imagens são adquiridas com inteligência artificial, permitindo que o nível de ruído diminua e o nível de qualidade de imagem aumenta e, obviamente, isso aumenta bastante a sensibilidade do método e diminui o tempo de aquisição."

 

Fernando Gurgel enfatizou do uso da inteligência artificial para o pós diagnóstico

 

"Esse passo final de após o diagnóstico e a leitura dos dados, onde ele consegue transformar isso em números e em achados e categorizar esses achados, associando isso com dados genéticos, com dados clínicos que com dados laboratoriais, ele consegue fazer uma associação incrível e vai chegar a conclusões.

 

O médico radiologista ressaltou uso da inteligência artificial na radiologia intervencionista

 

"A radiologia intervencionista é a parte da radiologia que se utiliza de agulhas, cateteres para realizar procedimentos guiados por imagem. Esses procedimentos conseguem ser direcionada por algoritmos de de inteligência artificial, ainda com guia do médico."

Veja também

Newsletter