Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Quando é preciso retirar o dente siso?

O cirurgião-dentista Rodrigo Coifman foi o entrevistado do Canal Saúde desta quarta-feira (19)

Foto: divulgação

Os dentes do siso são os últimos molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar e costumam nascer entre os 18 e 21 anos. Devido ao nascimento tardio, é comum que haja pouco ou nenhum espaço para que esses dentes fiquem acomodados na boca, fazendo com que eles fiquem presos embaixo da gengiva, causando dor, inchaço ou desconforto. É justamente por causa desses incômodos que muitas pessoas ainda têm dúvida sobre sua utilidade e aí surge a famosa pergunta: a extração do dente do siso realmente é necessária? Para tirar essa e outras dúvidas, o âncora Jota Batista conversou, no Canal Saúde desta quarta-feira (19), veiculado pela Rádio Folha 96,7 FM com o cirurgião-dentista especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Rodrigo Coifman, sócio da clínica Estética Sorriso, no Recife.
 
O profissional de saúde contou que, na maioria dos casos, o siso precisa ser retirado quando não nasce por completo ou não nasce nada e explicou, ainda, como saber se o siso irá aparecer. 

“Através de uma consulta com um odontólogo, onde se avalia clinicamente se há espaço na boca e, também, através de radiografias e tomografias”, explicou.

A respeito da influência dos sisos sobre outros dentes, o cirurgião-dentista afirmou que o siso geralmente causa problemas, mas que há também exceções. 

“Potencialmente sim, mas não quer dizer que todo dente ciso vá causar algum tipo de problema. O indivíduo pode nunca remover e não ter nenhum tipo de problema associado, mas o siso tem potencial para causar uma série de problemas, inclusive sobre os dentes vizinhos”, concluiu. 

A entrevista na íntegra está no Podcast Canal Saúde. Você escuta clicando no player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido.

 

Veja também

Newsletter