Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
SABORES

Barreado do Litoral do Paraná se torna a centésima Indicação Geográfica do Brasil

O prato típico da região é feito com carne bovina cozida por horas em uma panela hermeticamente fechada com goma de farinha de mandioca

BarreadoBarreado - Foto: Divulgação Sebrae

Marcado pela riqueza e diversidade de seus produtos e serviços, o Brasil comemora nesta terça-feira (6), o reconhecimento de sua 100ª Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro para o barreado do Litoral do Paraná foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI), que divulga os atos oficiais do Instituto.

O resgistro impulsiona a valorização dos produtos. As pesquisas afirmam que os artigos ganham aumento no preço e nas vendas após ganharem chancela, como o socol (embutido de limbo suíno da Nova do Imigrande ES), por exemplo, que desde 2013 passou por uma valorização de 535%.

Das 100 Indicações Geográficas brasileiras, 76 são Indicações de Procedência (IP), na qual a região é conhecida por seu produto ou serviço, e 24 são Denominações de Origem (DO), em que o produto ou serviço possui características e qualidades decorrentes de fatores naturais e humanos. Tanto a IP quanto a DO são espécies da IG. Também estão registradas no INPI nove DOs estrangeiras.

“Para o Sebrae, a Indicação Geográfica é um mecanismo para agregar valor, diferenciar o produto do pequeno negócio, acessar mercados de nicho e desenvolver as regiões”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O 100º registro ocorre exatamente 20 anos depois do primeiro, que foi para os vinhos do Vale dos Vinhedos (RS), reconhecido em 2002 como IP. O Sudeste é a região brasileira com mais IGs (35), seguido pelo Sul (32), Nordeste (17), Norte (12) e Centro-Oeste (4). Entre os estados que possuem mais registros, destacam-se Minas Gerais (16), Rio Grande do Sul (13) e Paraná (12).

As IGs envolvem 64 produtos agroalimentares, 20 produtos não-agroalimentares, 15 vinhos e destilados e um serviço. Os produtos com mais Indicações Geográficas no Brasil são: café (14), artesanato (12), vinhos ou espumantes (12) e frutas (12).

Veja também

Newsletter