Conheça os alimentos que ajudam a regular o sono
Quem sofre de insônia pode contar com os benefícios nutricionais dos alimentos que estimulam a produção de melatonina. Confira a lista
Encostar a cabeça no travesseiro, fechar os olhos e cair no sono parece fácil. Mas, para muitas pessoas, o simples ato de deitar na cama parece mais uma tortura. É que nem todo mundo possui essa facilidade para dormir. Mas o que causa a insônia? A doença pode ser originada por vários fatores, mas a alimentação pode ter papel fundamental na hora do tratamento. Muitos alimentos podem dar uma forcinha ao corpo na hora do repouso, e manter eles presentes na hora de elaborar o cardápio noturno pode ajudar a tornar a noite de sono mais tranquila e prazerosa.
A junção alimentação saudável, disciplina de horário para dormir e exercícios físicos é tiro e queda para quem sofre com a insônia, mal que afeta um terço da população mundial. “Não existe mágica, é um conjunto. Primeiro, temos que evitar comer e beber demais à noite. Também é importante fazer atividades físicas regularmente e fugir de alimentos energéticos, como bebidas cafeinadas perto da hora de dormir. Como dica, leite quente e alguns chás ajudam a relaxar e, por consequência, trazer o sono”, explicou Rodrigo Pedrosa, especialista e doutor em medicina do sono.
Leia também
O clima e a saúde
Nutrição na Síndrome de Down
Alimentos fermentados ajudam na saúde do corpo
Alimentos comuns e frequentemente presentes na mesa dos brasileiros são ricos em melatonina, substância que faz com que o corpo consiga adormecer com uma maior facilidade. Entre os exemplos, a banana aparece como grande protagonista. Além de ser uma boa fonte de triptofano, ela também é rica em potássio e magnésio, substâncias perfeitas para aliviar os sintomas da insônia. Inclusive, um estudo realizado pela Khon Kaen University, na Tailândia, revelou que incluir a fruta no cardápio aumenta os níveis de melatonina - hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e que uma de suas funções básicas é a indução ao sono - em 180%.
O chá de camomila já é um famoso aliado nessa causa. O que muita gente não sabe é que a bebida auxilia no momento do sono porque aumenta os níveis de glicina do corpo, um sedativo leve que ajuda a aliviar os nervos e relaxar os músculos, provocando, por consequência, uma tranquila noite de sono. O chá de maracujá também possui efeito parecido. Rico em alcaloides harmânicos, ele também atua no sistema nervoso.
“É sempre necessário optar, à noite, por uma alimentação mais leve, pois o corpo está se preparando para dormir e não podemos sobrecarregar o metabolismo neste momento. Uma alternativa é utilizar a alface na última refeição do dia ou até uma xícara de chá da própria folha. Muitas pessoas não sabem, mas ele ajuda muito na hora do sono”, disse Severiano Gomes, nutricionista. “Esses alimentos não precisam ser ingeridos, necessariamente, antes de dormir. Podem ser fracionados durante o dia. As pessoas que sofrem de insônia, mantendo essa rotina, sentirão a melhora”.


