Co.Wok ancora com comida asiática no Recife Antigo
Loja de comida tem preparações na panela wok
Ainda tão mal abastecido de boas opções gastronômicas, o Recife Antigo ganhou uma operação que foge dos óbvios self-services da região. Com apenas duas semanas de funcionamento, o Co.Wok, dos sócios Thiago Arnaud e Fábio Menelau, já tem fila na hora do almoço - horário mais disputado por conta da aglomeração de empresas nas ruas vizinhas -, mas tem funcionamento esticado até as 21h, outro diferencial da loja de comida com pegada asiática.
O formato do negócio já é conhecido: o próprio cliente escolhe os ingredientes, proteínas, carboidrato e toppings, dispostos ao longo de uma vitrine. A diferença é o preparo final. Vai tudo para uma panela estilo wok - com borda funda, proporcionando que os ingredientes sejam salteados, incorporando sabor e mantendo a textura dos insumos.
A panela é muito utilizada na cozinha oriental e foi criada na China. O movimento de jogar para cima os ingredientes, que voltam obedientes para a panela, é hipnotizante e uma marca registrada desse tipo de preparo.
É dessa forma, então, que os ingredientes são misturados e levados, em seguida, a uma caixinha personalizada disponível em dois tamanhos que acomodam 500 gramas (smart box) e 950/1kg (big box), respectivamente, que o cliente pega e leva para comer onde preferir ou fazer a refeição no salão enxuto com capacidade para 35 pessoas. Não se engane. A primeira impressão visual das caixetas é de que há pouca comida, recomendo a maior para duas pessoas.
Leia também
Culinária tailandesa: saiba os benefícios das comidas para a saúde
Comece escolhendo a proteína. Há frango apimentado, lombo suíno, carne bovina, carne coreana camarão, e cogumelo shitake. O próximo passo é selecionar o carboidrato da refeição entre arroz de sushi, arroz branco comum, arroz integral, macarrão noodle ou integral, todos já servidos com mix de legumes.
A caixinha vai ganhando mais cor à medida que se vai adicionando ingredientes, agora os complementos que vão de acelga abroto de feijão, kani kama, brócolis. E, por fim, o molho: shoyu tradicional e light, de ostra, agridoce, tonkatsu (shoyu, vinagre, saquê e mel), teriyaki, gengibre com shoyu e os apimentados coreia (shoyu, saquê, coentro e pimenta) e thai (curry, chilli e coco). Os preços são justos, vão de R$ 17,90 a R$ 32,90.

