Cozinheiro em ação: chef Thiago Castanho no Recife
O chef e apresentador do programa Cozinheiros em Ação conta sobre sua temporada de aprofundamentos técnicos no Recife
O chef paraense Thiago Castanho, dos restaurantes Remanso do Bosque e Remanso do Peixe, está no Recife para se aprofundar em técnicas gastronômicas. Com o amigo e chef André Saburó, do restaurante Quina do Futuro, ele vive nesses dias uma espécie de imersão sobre o tratamento de pescados, que é um ingrediente indispensável na sua cozinha do Pará.
Em entrevista exclusiva para a Folha de Pernambuco, ele adianta que essa temporada também inclui passagem pela empresa Yaguara, em Taquaritinga do Norte, pelo menos até o dia 28. Por lá, a experiência será em torno do trabalho ecológico de café, derivados suínos e mel, da fazenda Várzea da Onça. “Além de ver como acontece a vivência junto ao meio ambiente, no mato mesmo, que revela tanta saúde mental e social. Tenho sido muito empurrado para isso ultimamente”, contou.
À frente de restaurantes tão tradicionais no Pará, Castanho espera levar essas vivências para sua rotina. “Tenho 30 anos e agora vou querer aprender mais com quem admiro. Melhor hoje, com mais maturidade”, soltou o chef, que começou no restaurante da família, o Remanso do Peixe, de cardápio tradicionalíssimo, aos 16 anos. Formou-se aos 19, seguiu para Portugal e voltou com a bagagem cheia de referências, inclusive para tocar outro projeto familiar, o Remanso do Bosque – que oferece experiências mais descoladas junto aos ingredientes da Amazônia.
Leia também:
MasterChef Brasil Profissionais grava episódio no Marco Zero; veja fotos
GNT grava programa no Recife sobre Carlos Augusto Lira
Terroir cruza gastronomia e cultura Brasil afora
Como apresentador do reality Cozinheiros em Ação, do GNT, ele também revela o desafio de lidar com uma atmosfera tão incomum para um chef: o estúdio. “A produção deixa a gente muito à vontade, mas, claro, assim como na cozinha, há técnicas específicas para televisão. Fiz até um curso de teatro para saber lidar melhor com a câmera”, detalhou.
Confira mais na entrevista completa em vídeo.

