Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Sabores

Dieta com chá exige cautela

Termogênicos aceleram o metabolismo, mas uso precisa ser acompanhado

Chás também podem ter efeitos colateraisChás também podem ter efeitos colaterais - Foto: Da editoria de Arte

Na lista dos emagrecedores, os chás termogênicos aparecem no topo da preferência de quem procura uma solução natural para a perda de peso. A lógica de que esse tipo de bebida ajuda a acelerar o metabolismo, aquece o corpo e colabora com a queima de gordura surge como a receita perfeita para uma possível diminuição de medidas. E é, se for consumido da forma correta, a partir das necessidades individuais e do conhecimento sobre as substâncias presentes em cada erva.

Sendo assim, não adianta escolher o primeiro chá que aparece descrito de maneira milagrosa na internet. Ele precisa ser indicado por um especialista habilitado em nutrição e fitoterapia, de olho no efeito dos termogênicos no organismo. “Eles não promovem a perda de peso sozinhos, mas atuam na causa.

Se o problema for a compulsão alimentar, por exemplo, a camomila vai ser uma ótima aliada, mas se for o metabolismo lento, essa não poderá ajudar. Por isso, a importância de procurar um profissional da área”, esclarece a coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), Joyce Moraes.

A orientação é que o conhecimento venha acompanhado de outros cuidados na hora da ingestão. “Eles apresentam reações adversas e alguns, a longo prazo, podem promover efeitos deletérios. Devemos parar com o pensamento de que um chá é natural e não pode fazer mal. Ao contrário, toda planta medicinal apresenta efeito adverso ou contraindicações, principalmente se for consumida em quantidades acima do recomendado, que traz prejuízos à saúde”, completa.

A recomendação é aliar o uso dos chás termogênicos a mudanças ao próprio estilo de vida, como exercício físico e cardápio com baixa quantidade de calorias. Na hora de fazer o preparo em casa, é preciso cuidados como escolher folhas secas ou frescas, ao invés de usar os saquinhos prontos, seguir corretamente a quantidade de prescrita, além de manter a conservação apropriada do produto.

A lista de possibilidades é extensa e encabeçada, por exemplo, pelo popular chá verde. Embora seja rico em antioxidantes e ajude na queima de gordura, ele possui cafeína, que eleva a pressão arterial e não pode ser indicado para hipertensos.

Leia também
Como escapar das ciladas da dieta
Riscos na dieta sem glúten?


Outro que merece atenção, segundo especialistas, é o chá de hibisco, rico em vitamina C, cujo consumo em excesso pode ocasionar sobrecarga hepática e renal. Aliás, em excesso nem mesmo a opção que leva canela. Ela reduz o apetite, tem efeito anti-inflamatório, mas em altas doses pode trazer problemas alérgicos na pele e causar insônia.

Veja também

Newsletter