Otavianas: uma fábrica da cor de ouro
Oficina Otavianas é especializada em doçaria lusa
Está no DNA. Pernambucano, certamente, é o povo brasileiro que mais carrega a mão no açúcar. Herança irremediável da presença do colonizador português. Não à toa o sucesso dos doces que misturam ainda ovos, de forma abundante, mais quilos desse grão nobilíssimo.
Em se tratando de doçaria lusa, ora pois, não dá para passar despercebido o trabalho da Oficina Otavianas, totalmente focado no tema. Instalado em uma tranquila rua do bairro da Torre, o ateliê especializado em docinhos portugueses tem um repertório de dar água na boca, aquecer os corações e acrescentar quilos aos pontos da balança - valendo cada um deles tamanho o esmero no preparo dos acepipes.
Menu
A Otavianas não tem loja física, portanto todos os doces estão disponíveis apenas sob encomenda. No repertório da marca não faltam os tradicionais fios de ovos, baba de moça, barriga de freira, amendrados (biscoito de amêndoas), toucinho do céu, bom bocado, enroladinho de hóstia, casquinho de baba de moça e doce de ovos com amêndoas.
A lista não terminou. Ainda tem pão de ló com ovos moles, referência direta à cidade de Aveiro, em Portugal, ou com fios de ovos. As sagradas hóstias dos doces das Otavianas vêm direto de Portugal.
Origem
Há quem não suspeite, mas os doces portugueses tradicionais nasceram dentro dos conventos, pelas mãos das recatadas freiras, há séculos, mas foi a partir do século XV, com a divulgação e a expansão do açúcar, alcançaram posto de iguaria famosa. Entre os séculos XVIII e XIX, Portugal era o maior produtor de ovos da Europa.
As claras eram exportadas e usadas como elemento purificador na produção de vinho branco e para engomar roupas elegantes de homens ricos por toda a Europa Ocidental. A quantidade de gemas que excedia era inicialmente colocada no lixo ou dada a animais como alimento.
Leia também
Doceria inaugura loja compacta no Recife e aposta nas minitortas
Até que, com a chegada em larga escala de açúcar das colônias lusas, um novo destino foi dado para as gemas: a inspiração mandou juntar com o açúcar e iniciar aquilo que hoje se denomina de Doçaria Conventual.
SERVIÇO
Oficina Otavianas
Endereço: rua Pio IX, 317, Torre. Informações: 9923.68751 e 992208414
Instagram: @oficinaotavianas

