Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Sabores

Um cardápio contra a virose

Ingredientes ricos em vitamina C fortalecem o sistema imunológico e evitam o surgimento de doenças comuns nessa época do ano

GripeGripe - Foto: Divulgação

 

Quem mora no Nordeste já sabe que enfrentará os períodos de chuva com pouca variação nos termômetros. O calor é mesmo uma constante. Ainda assim, o clima oscilando entre úmido e seco faz o corpo ficar realmente sem entender o que está fora da normalidade. E Isso sem falar nas consequências de quem transita sob o sol a pino e depois se isola em lugares fechados com ar-condicionado. Eis a situação perfeita para fragilizar o sistema imunológico e originar doenças como a virose, uma grande conhecida dos consultórios atualmente. No entanto, o que pouca gente lembra é que tudo isso pode ser evitado ou minimizado, com a adoção de alguns hábitos que passam pela escolha certa da alimentação.

Deixar de lado o vício de fumar ou beber, ter um bom descanso e até mesmo a prática rotineira de atividade física ajudam, muitas vezes, ao não surgimento de doenças como gripes e resfriados, que em seus sintomas clássicos incluem indisposição, febre, tosse e náusea. Mas é mesmo em volta da mesa, com a escolha certa do prato, que esse fortalecimento começa. Segundo a nutricionista Fabiana França, o consumo de alimentos ricos em vitamina C evitam a morte de algumas células do nosso corpo, no que é chamado de oxidação celular. “Pedidas como morango, limão, laranja, tangerina e gengibre são ricas nesta vitamina. Podemos citar também aqueles ricos em zinco, que é um importante nutriente na melhora do quadro imunológico. Citamos aqui frango, carne vermelha, peixe, grãos integrais, castanhas e fígado”, diz.

Ainda segundo a especialista, uma boa listinha de feira também inclui mel e alho, dois ingredientes ricos em substâncias antioxidantes, que evitam a tal morte secular. O cuidado vai para a forma de manusear essas e demais opções para não anular seus efeitos em meio a um preparo muito industrializado e condimentado. A dica é torná-las atrativas em uma salada de frutas - reunindo os benefícios de mais de uma fruta. Também vale preparar saladas de alface e outras cruas acrescentando ingredientes na sua forma in natura. Outra opção é preparar sucos, com misturas de frutas da estação. Para se ter uma ideia de tamanho benefício, o Instituto Nacional do Saúde, nos Estados Unidos, revelou que o hábito de comer vegetais ricos em vitamina C diminui em 13% o risco de enfartes. “Tudo isto sem esquecer que precisamos também de um reforço importante, a água. É necessário ingerirmos, no mínimo, dois litros por dia, para que possamos eliminar melhor as toxinas e também vírus e bactérias que possam estar presentes em nosso organismo”, completa Fabiana.

Mas se mesmo assim uma virose se instalar, é preciso aumentar essa ingestão de líquidos para hidratar e ajudar na eliminação de micro-organismos que, dependendo de quais sejam, pode exigir o uso de outros medicamentos. Lembrou o famoso comprimido ou efervescente de vitamina c encontrado na farmácia? Sim, ele pode ser um aporte extra para quem tem carência nutricional. “Mas se podemos consumir através das frutas e legumes será muito mais proveitoso, porque junto a elas iremos ingerir também outros tipo de nutrientes, como, por exemplo, as fibras alimentares, que ajudam o nosso intestino a trabalhar melhor, como também participam baixando os níveis de colesterol”, defende a nutricionista.

 

Veja também

Newsletter