Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Sabores

Um pedaço do Pará no Recife

Empório pretende disponibilizar serviço de pratos por encomenda

Mercearia Pará reúne quase 50 ingredientes típicos da AmazôniaMercearia Pará reúne quase 50 ingredientes típicos da Amazônia - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Um mercado pouco acolhido no território pernambucano promete ganhar fôlego com a abertura da Mercearia Pará, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. O espaço é certeiro nos ingredientes típicos do Norte brasileiro, marcados pela autenticidade nas produções culinárias. Leia-se cor e sabores nada usuais colocados à venda para chefs e curiosos em geral.

O projeto não poderia ser outro, se não de uma paraense legítima. A pesquisadora de Gastronomia e professora de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lourdes Barbosa, dedicou um espaço na sua própria casa para a exposição dos quase 50 itens trazidos diretamente da sua cidade natal. Com a ideia formatada há pelo menos dois anos, ela passou esse tempo negociando com as empresas de lá que tivessem estrutura para esse fornecimento. Foi quando conheceu a cooperativa Pura Amazônia, formada por produtores locais unidos para divulgar as delícias do Pará.

Leia também:
Alimentação do brasileiro ainda precisa melhorar
Como será a alimentação no futuro?

“O desafio é a logística. A carga encarece porque não é algo tão frequente por aqui”, comenta Lourdes, que também ponderou o ineditismo para alguns consumidores. “O caranguejo, por exemplo, tem textura diferente. O nosso (de lá) é mais úmido e adocicado. Aqui, todo casquinho dele é feito com pirão, porque dá essa umidade. O nosso é só com farofa e está suficiente”, compara. Quem quiser tirar a prova dos nove, vale ir direto ao freezer da Mercearia e separar as patolas de caranguejo congeladas. Nessa parte, aliás, não faltam polpas de açaí, cupuaçu e bacuri - uma das frutas mais populares da Amazônia, conhecida pelo sabor intenso. Outra iguaria é o filhote, peixe de água doce, que é um dos mais apreciados no Norte do País.

Nas prateleiras, o colorido típico na terra da aparelhagem convida para conhecer a rica variedade de farinhas, pimentas e doces à base de cachaça. Entre as marcas, a Manioca, já bem conhecida no eixo Rio-São Paulo, de Joana Martins, filha do icônico chef Paulo Martins, envasa itens típicos, como o tucupi - um caldo amarelo extraído da mandioca brava - e embala na versão de 500g o feijão manteiguinha adquirido de pequeno produtor da região do Baixo Amazonas, no município de Santarém. No mais, a lista de sugestões segue com bombons de cupuaçu, biscoitos de castanha-do-Pará e palmito de açaí. Os preços variam e começam com os potinhos de geleia a R$ 18.

Estrutura

Além do atendimento comum a um empório, a Mercearia Pará promete ter, em breve, o serviço de pratos sob encomenda. “Como não tenho um espaço de restaurante, toda semana farei uma opção disponível para quem quiser levar para casa comidas como a maniçoba e o pato no tucupi”, reforça Lourdes. Por ser uma residência, o lugar, repleto de área verde e peças de acervo familiar, também abrirá espaço para jantares sazonais elaborados por chefs convidados. Eles farão menu fechado com os ingredientes oferecidos na loja.

Serviço:
Mercearia Pará
Endereço: Rua Olímpio Tavares, 110, Casa Amarela
Informações: 99895.4466
Instagram: @merceariapara

Veja também

Newsletter