Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Na web

Websérie conta histórias de cozinheiras brasileiras

Projeto 'Cozinheira & Brasileira' foi gravado com mulheres de Pernambuco, Amazonas e Minas Gerais

Maria da Conceição, Poliana Rosa Madureira e Sebastiana Mireide Fabrício de AraújoMaria da Conceição, Poliana Rosa Madureira e Sebastiana Mireide Fabrício de Araújo - Foto: Divulgação

Quem se interessa por histórias de vida dentro da gastronomia, pode colocar no roteiro a programação da websérie Cozinheira & Brasileira, que integra projeto homônimo lançado pela 99Food com a curadoria do Instituto Brasil a Gosto. A iniciativa valoriza as raízes brasileiras, a gastronomia local e as jornadas de mulheres empreendedoras no setor da alimentação.

Três mulheres fortes

Entre as três personagens, Maria da Conceição, de 48 anos, conhecida pelo guisado de peito de boi, há mais de dez anos. Na sua trajetória, ela foi Jovem Aprendiz e fez vários cursos, mas nunca conseguiu emprego. Acabava sempre em uma cozinha, onde foi tomando gosto, como na venda de galeto na rua. 

Cursou gastronomia, enquanto trabalhava como copeira em um hospital, e começou a vender suas próprias quentinhas. Aliás, é na sua própria casa que ela conseguiu montar uma pequena cozinha industrial, onde, desde junho, prepara as marmitas.  

Quem também participa é Poliana Rosa Madureira, de Belo Horizonte, 41 anos, que tinha apenas sete anos quando preparou o almoço da família pela primeira vez. Tudo isso depois de observar a mãe cozinhar. Já chegou a montar uma barraquinha de rua com a irmã mais nova Veridian até chegar no seu telemarmitex, com serviço de entregas de marmitas por telefone e aplicativo.

De Manaus, mais precisamente do Parque das Laranjeiras, está o restaurante de Sebastiana Mireide Fabrício de Araújo, o Sabbá. Há oito anos, ela comanda o negócio, tendo a filha mais velha como braço direito. Foram quase duas décadas de restaurante, até que o Sabbá se tornou uma soparia. Além de receitas próprias de sopa, ela oferece um cardápio variado, que inclui pratos típicos como pato no tucupi e pirarucu à dorê, pastéis e até pizza

 

Saiba mais aqui sobre o projeto

Veja também

Newsletter