Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MULHER

Dia Internacional da Mulher: Pernambuco realiza série de ações no sábado (8)

Cidades do Interior do Estado receberão Bancos Vermelhos e ainda haverá atividades em praias

Dia Internacional da Mulher: Secretaria da Mulher de Pernambuco realiza série de ações no sábado (8)Dia Internacional da Mulher: Secretaria da Mulher de Pernambuco realiza série de ações no sábado (8) - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Neste sábado (8), em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulherPE) realizará uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero e à valorização das mulheres em diversas regiões do Estado.

Uma das iniciativas será a instalação simultânea de seis Bancos Vermelhos em municípios do Interior do Estado e no Recife. O Banco Vermelho é um símbolo internacional de enfrentamento ao feminicídio, e sua presença em espaços públicos busca sensibilizar a população para o tema.

A instalação acontecerá nas cidades de Santa Filomena, Manari, Condado, Carnaíba e São José do Belmonte, além do Recife, e será transmitida ao vivo pelo Instagram da SecMulherPE, permitindo que o público acompanhe a ação em tempo real.

Dia Internacional da Mulher
Além disso, serão promovidas atividades de sensibilização, sempre a partir das 8h, em nove praias pernambucanas, com distribuição de material informativo e diálogos com a população sobre prevenção da violência de gênero.

A ação, que também faz parte da agenda em celebração ao Dia Internacional da Mulher, visa a alertar banhistas e trabalhadores das áreas litorâneas sobre os sinais de violência e os caminhos para denúncia e acolhimento.

As praias que receberão as ações da SecMulher são: Itamaracá, Ponta de Pedras, Gaibú, Maracaípe, Porto de Galinhas, Piedade, Candeias, Tamandaré e São José da Coroa Grande. A cidade de Igarassu também contará com a campanha de enfrentamento no Bloco Toque de Batom, um festival de música só com mulheres.

“É um momento muito importante para as mulheres, porque a gente trabalha pela igualdade. Por mais que estejamos no século 21, tenhamos a Declaração Universal dos Direitos Humanos e vários direitos garantidos pela Constituição, ainda precisamos falar sobre enfrentamento à violência e sobre condições iguais de trabalho e de salário”, destacou Juliana Gouveia, secretária da Mulher de Pernambuco. 

Clássico no Dia Internacional da Mulher
O futebol também será um espaço de mobilização. No clássico entre Sport e Santa Cruz, a Secretaria da Mulher marcará presença com uma ação especial na entrada do setor exclusivo da arquibancada, que será destinado a mulheres e crianças, criando um ambiente mais seguro e acolhedor para as torcedoras.

A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância da presença feminina nos estádios e a necessidade de espaços livres de assédio e violência.

Veja também

Newsletter