Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Galo da Madrugada se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Projeto de lei foi sancionado pelo prefeito João Campos

Galo da Madrugada 2023Galo da Madrugada 2023 - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Galo da Madrugada é, oficialmente, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O título, que veio a partir de uma proposta do vereador e presidente da Câmara Municipal da capital pernambucana, Romerinho Jatobá, foi sancionado ontem (12), pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e publicado hoje no Diário Oficial da cidade – por meio da Lei Municipal 10.039. Antes da sanção, o projeto fora aprovado, por unanimidade, em duas votações no legislativo municipal.

A agremiação, fundada em 1978, já possuía, desde 2009, o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, por meio de Lei sancionada pelo então governador Eduardo Campos. Em 1994, o Galo fora considerado, pelo Guiness Book – o livro dos recordes -, o maior bloco de carnaval do mundo. Este ano, o bloco quebrou o seu próprio recorde ao reunir, nas ruas do Cetro do Recife, mais de dois milhões e meio de foliões, num desfile que tema como tema “Viva a Viva, Viva o Frevo, Viva o Galo”.

“Para nós, é muito importante esse reconhecimento da Câmara Municipal, colocando o Galo como Patrimônio Cultural Imaterial também do Recife. É mais um reconhecimento do trabalho que toda diretoria do bloco vem promovendo ao longo desses 45 anos e é bom não só para nós, que trabalhamos no Galo, mas pra todos os foliões que gostam, que participam, que brincam. É uma forma de reconhecer a dedicação de todos eles”, comemora Rômulo Meneses, presidente e um dos fundadores do maior bloco do mundo.

“O Galo da Madrugada representa muito para nossa cidade. Esse reconhecimento fortalece isso, o valor cultural que esse expressivo bloco tem para a capital pernambucana, além de ser um atrativo turístico que movimenta a nossa economia, gerando empregos e renda para nosso povo. É um orgulho ser autor dessa proposição”, complementa Romerinho Jatobá, autor da proposta que concedeu o título à agremiação.

Veja também

Newsletter