Governo de Pernambuco inicia pelo Sertão a segunda etapa do "Ouvir para Mudar"
Petrolina e Ouricuri serão os primeiros municípios a serem visitados nessa quinta-feira
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), inicia nessa quinta-feira (14), pelo Sertão pernambucano, a segunda etapa do Ouvir para Mudar, iniciativa desenvolvida no início da gestão, em 2023, com o objetivo de ouvir as demandas da população de todas as regiões do estado.
A diferença agora é que a gestora fará antes um balanço das entregas já realizadas ao longo dos dois anos e três meses de governo. Começa às 9h, por Petrolina, no Sertão do São Francisco. Ainda na quinta-feira vai a Ouricuri, no Sertão do Araripe, onde o encontro está previsto para as 15h..
Leia Também
• Raquel Lyra não acompanha o presidente Lula nas agendas dele em Pernambuco
• Governo reedita programa Ouvir para Mudar e retoma seminários
• No Ouvir para Mudar, no Recife, Raquel faz anúncios e acenos ao Governo Federal
A programação se estende na sexta-feira (15) por Salgueiro, no Sertão Central, e Floresta, no Sertão de Itaparica. Em todos os lugares a sistemática será a mesma. Expor o que está sendo feito pelo governo, o que já foi entregue, e o que está planejado.
Demandas
O governo ainda está disposto a acolher novas demandas. Para isso, em alguns municípios, no local do encontro, haverá um totem para que a população vote suas prioridades para o futuro.
Por causa dessa agenda, a governadora não vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sua visita a Pernambuco, que também será na quinta-feira. Entre outras programações, o presidente participa da inauguração da fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em Goiana, na Mata Norte, e da entrega de títulos de regularização fundiária em Brasília Teimosa, bairro da Zona Sul do Recife.
"A nossa expectativa em relação a essa edição do Ouvir para Mudar é enorme. Primeiro, para prestar contas daquilo que foi demandado em 2023. Fizemos uma grande mobilização no estado para ouvir a população em setembro daquele ano e toda essa coleta de informação foi o material mais importante para a construção do PPA (Plano Plurianual) de 2024 a 2027, nosso plano de médio prazo que está vigente", enfatizou o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques.
Orçamento
No segundo ano de vigência desse PPA, a proposta é, segundo Fabrício Marques, atualizar as prioridades de cada região e aperfeiçoar a construção do orçamento para o próximo ano. O orçamento será enviado à Assembleia Legislativa no começo de outubro.
Além de Fabrício Marques, os secretários da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, deputado licenciado; deputados com base na região, entre eles a líder do governo, Socorro Pimentel (União Brasil), e Luciano Duque (Solidariedade) acompanham a governadora.



