Lula e João Campos se reúnem e escolha de candidato a vice-prefeito é adiada
Reunião deste sábado (16), que bateria o martelo sobre a vice, não será deliberativa. Apesar disso, Carlos Veras e Mozart Sales se inscreveram para a disputa
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniram-se sozinhos na última quinta-feira (14), em Brasília, a portas fechadas. O encontro - o primeiro de vários que devem acontecer - serviu para iniciar as discussões em torno da composição da chapa para a reeleição do socialista. Não há indícios de que o assunto se resolva tão cedo.
Em disputa interna, o Partido dos Trabalhadores terá de esperar um pouco mais antes de saber se a aliança nacional entre o PT de Lula e o PSB de Geraldo Alckmin vai se repetir na capital pernambucana.
Leia Também
• Lideranças petistas inscrevem Carlos Veras para vice-prefeito de João Campos
• Lula vai agilizar conversa com João Campos sobre vice
• Lula, João Campos e a espera pela indicação a vice-prefeito do Recife
Registro
Mesmo assim, o deputado federal Carlos Veras e o assessor da Secretaria de Relações Institucionais, Mozart Sales se inscreveram para uma possível vaga de vice-prefeito nesta sexta (15), último dia estabelecido pelo Diretório do PT no Recife.
Veras é apoiado pelo grupo do senador Humberto Costa e pelo deputado estadual João Paulo. Mozart tem o aval do grupo político da senadora Teresa Leitão.
"Chegou a hora de nós defendermos nosso projeto. E nada mais justo do que podermos, sem pressionar ou emparedar o prefeito, apresentar nossas credenciais. Para que possamos agregar à chapa do prefeito João Campos tudo o que uma chapa majoritária precisa. E o PT agrega", afirmou Teresa Leitão, durante a inscrição na sede do PT estadual. A senadora não poupou elogios a Mozart Sales.
O cearense considerou o processo natural. "É natural que haja, sob a condução do prefeito João Campos, e do partido, um debate para o PT ocupar a função de vice-prefeito da Cidade", afirmou Mozart. Participaram do ato, o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota; o vereador Osmar Ricardo; o secretário de Meio Ambiente, Oscar Barreto, o secretário-executivo de Habitação, Felipe Cury, entre outros líderes.
O deputado Carlos Veras não organizou um evento. Em nota, preferiu dizer que mais de 500 líderes petistas inscreveram seu nome para vice-prefeito, entre eles, o senador Humberto Costa, o deputado João Paulo, os vereadores Liana Cirne e Jairo Brito e o ex-prefeito João da Costa.
“Nossa inscrição vem do desejo dos companheiros da base petista. É para além do nome da vice, que ainda é uma questão em aberto. Nosso propósito é reafirmar a posição do PT como protagonista das eleições 2024, cujo projeto político é bem mais amplo”, ressaltou.
Encontro
Neste sábado (16), o diretório se reúne na sede do Sindicato dos Servidores Municipais, em Santo Amaro, no Recife. O encontro terá um tom diferente do inicialmente previsto. Serviria para bater o martelo em relação ao nome do possível vice. Mas o presidente Lula, em conversa com a senadora, na última quarta-feira (13), pediu para adiar a definição.



