Ministro Silvio Costa Filho acompanha Lula na China para apresentar projetos a investidores
Governo Federal planeja chegar a 2026 com 60 concessões realizadas
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos) embarcou para a China com o objetivo de apresentar aos investidores internacionais uma carteira de projetos do Brasil. No Fórum Empresarial Brasil-China, que vai ocorrer em Pequim, o ministro deve expor a agenda de projetos previstos para 2025 e 2026 no setor portuário e hidroviário.
O Túnel Santos-Guarujá, maior projeto em infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deve ser um dos destaques na apresentação de Silvio Costa Filho. Este será o primeiro túnel submerso da América Latina, com 870 metros de extensão e 21 de profundidade.
Leia Também
• Número de pets será quase o dobro que o de crianças na China até 2030
• Raquel Lyra apresenta potenciais econômicos de Pernambuco para nova cônsul-geral da China no Recife
• BYD vai investir R$ 5,5 bilhões no Brasil, o maior polo industrial da marca fora da China
Na sessão ministerial, um dos quatro painés que serão realizados no evento, o ministro deve discursar enfatizando as relações comerciais e sólidas entre os dois países, além de anunciar a meta de 60 leilões de concessões estabelecida pelo Governo Federal para o período de 2023 a 2026, com a expectativa de atração de R$ 30 bilhões em investimentos para os portos brasileiros.
Outro destaque a ser feito por Costa Filho será o Programa de Arrendamento Portuário, que tem como objetivo modernizar a infraestrutura dos portos do país e fomentar o desenvolvimento regionais. A China é hoje o principal destino das exportações brasileiras, fato que também deve ser explorado pelo ministro na sua exposição.
Além disso, a movimentação de cargas nos portos deverá crescer, com a expectativa de um aumento de 2% em 2025. A movimentação de contêineres nos portos também deve apresentar resultados positivos, conforme as projeções para o próximo ano.
A agenda do ministro incluirá reuniões bilaterais com autoridades do governo chinês e empresas, visando fortalecer a cooperação e atrair novos investimentos para o Brasil.



