Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Petrobras lança Programa Autonomia e Renda durante evento de retomada de investimentos da Rnest

A primeira fase conta com parceria do Sesi-Senai e Institutos Federais de Tecnologia e Ciência

Petrobras lança Programa Autonomia e Renda durante evento de retomada de investimentos da RnestPetrobras lança Programa Autonomia e Renda durante evento de retomada de investimentos da Rnest - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Durante o evento de retomada dos investimentos da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Litoral Sul de Pernambuco, a Petrobras lançou o Programa Autonomia e Renda que oferece cursos de capacitação nas modalidades de formação inicial continuada e cursos técnicos a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A primeira fase conta com parceria do Sesi-Senai e Institutos Federais de Tecnologia e Ciência. A diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, explicou que o programa vai ofertar, em todo o País, mais de 19,5 mil vagas. 

“Os trabalhadores poderão, com esses programas, atuar nas obras e nos investimentos do nosso planejamento estratégico 2024-2028. Além de tudo, Pernambuco dentro desse programa, por conta dessa grandiosa obra, também está em primeiro lugar. Mais de 40% das vagas são destinadas para o Estado”, disse Clarice.

Os selecionados serão treinados para atuação no setor de Energia, em localidades da área de abrangência das operações da Petrobras. Serão priorizados grupos como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e refugiados.

Os estados a serem atendidos na primeira fase são Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os participantes contemplados nos processos seletivos vão receber bolsa-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filhos até 11 anos, a bolsa auxílio será no valor de R$ 858 mensais. 

A iniciativa terá ainda reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; conteúdo obrigatório de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) para fortalecer a segurança nas obras e operações; acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Veja também

Newsletter