Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Rodrigo assume comando da Alepe em semana decisiva

Na semana decisiva para a definição das 17 comissões da Casa, o PSB assume presidência

rodrigo fariasrodrigo farias

Em uma semana decisiva para a composição das 17 comissões na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Casa de Joaquim Nabuco estará, pela primeira vez nesta legislatura, sob o comando do PSB, partido de oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB). No último sábado, o presidente Álvaro Porto (PSDB) repassou o cargo ao primeiro vice-presidente, deputado Rodrigo Farias (PSB).

Durante o biênio 2025-2026, o Governo corre o risco de ficar nas mãos da oposição em votações importantes. Desde a eleição da nova mesa diretora, em dezembro do ano passado, o PSB passou a ocupar a primeira vice-presidência, com Rodrigo; a segunda vice-presidência, com o deputado Aglailson Victor; e a primeira-secretaria, um dos postos mais importantes, encabeçada por Francismar Pontes.

"É uma honra assumir essa função, e farei isso com total comprometimento. Durante este período, estarei em alinhamento com o presidente Álvaro Porto para garantir que os trabalhos sigam com eficiência, diálogo aberto com o povo e com os demais poderes”, declarou Farias, ontem.

Licença
Álvaro Porto cumpre licença de caráter cultural nos Estados Unidos até o dia 21. Em ofício publicado no Diário Oficial de sábado, o presidente comunicou ao vice a ausência do território nacional. “A Assembleia Legislativa estará muito bem presidida neste período. O deputado Rodrigo Farias tem o respaldo e a confiança dos pares e saberá comandar os trabalhos com competência, tranquilidade e disponibilidade para o diálogo”, afirmou Álvaro Porto, no sábado.

O deputado já está com a família fora do País. Segundo o superintendente parlamentar, Álvaro Mendonça, a viagem estava programada há 180 dias.

Blocão

O Republicanos - formado na Alepe pelos deputados Mário Ricardo e William Brigido - decidiu ficar no bloco composto por PSB e PSOL na disputa pelas comissões. O PP, que atua de forma independente, cortejava a legenda, mas os republicanos seguiram a orientação da executiva estadual, comandada em Pernambuco por Samuel Andrade, homem da confiança do ministro Silvio Costa Filho. O MDB também segue independente.

Veja também

Newsletter