Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

TCE estimula participação social com programa "Tome Conta das Eleições"

Programa Tome Conta das Eleições fiscalizará 184 municípios durante eleiçõesPrograma Tome Conta das Eleições fiscalizará 184 municípios durante eleições - Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) lançou nesta segunda-feira (3) o programa “Tome Conta das Eleições”, para fiscalizar as 184 prefeituras do Estado e coibir a utilização ilegal de recursos públicos em campanhas eleitorais. O lançamento foi realizado em coletiva de imprensa concedida na sede do Tribunal.
“Hoje, muitas vezes, o Tribunal não vai aos municípios; fica aguardando que as informações sejam enviadas eletronicamente. Então, neste mês de setembro, a gente está invertendo essa lógica: nossos auditores irão a todos os 184 municípios fazer auditoria in loco”, declarou o presidente do TCE, Marcos Loreto.

Para Loreto, “a presença do Tribunal inibe os excessos que por ventura venham a passar na cabeça de algum gestor de ajudar o seu candidato”, afirmou, ao destacar a importância da presença do TCE. E acrescentou: “nossos auditores estando lá, podem, inclusive, ouvir alguma queixa da população”.

Dentre os gastos que serão fiscalizados estão a contratação de shows; propaganda e publicidade; aquisição de material didático, merenda e transporte escolar; contratações de consultorias, assessorias jurídicas, contábeis e de servidores temporários. Todos serão alvo de fiscalização.

Leia também:
Auditoria do TCE em Camaragibe vira caso de polícia
"Gestão japonesa" e pedreiro “tropa de elite”: uma obra incomum em Camaragibe
Contas públicas ficam negativas em R$ 3,401 bilhões em julho 

O programa será desenvolvido em parceria com Tribunal de Contas da União, Ministério Público de Pernambuco, Procuradoria Regional Eleitoral, e polícias Civil e Militar. As irregularidades que vierem a ser identificadas poderão originar ações de investigação nas esferas eleitorais, fiscal, administrativa e até criminal.O programa “Tome Conta das Eleições” quer estimular a fiscalização direta da população, que acompanhar todas as despesas dos municípios no portal Tome Conta, que contém informações sobre a execução orçamentária e financeira de todos os municípios pernambucanos. No caso de suspeita de irregularidade, o cidadão pode entrar diretamente em contato com o TCE.

“O cidadão pode fazer uma representação ao relator do seu município ou, se não quiser se identificar, pode entrar em contato com a Ouvidoria. Mais na frente, ele vai receber uma resposta, sem correr qualquer risco de ser perseguido no município por conta de uma denúncia que possa ter feito”, afirmou o diretor do Departamento de Controle Municipal do TCE, Antônio Cabral.

Veja também

Newsletter