Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Vereador de Itambé associa água “barrenta e fedorenta” a parlamentar negro e ao ex-jogador Pelé

Caso envolvendo os dois vereadores aconteceu na última quarta-feira (20)

Vereador "Cabrito" durante pronunciamento em sessão na Câmara MunicipalVereador "Cabrito" durante pronunciamento em sessão na Câmara Municipal - Divulgação

Em uma gravação que circula nas redes sociais, o vereador de Itambé, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Ailton Faustino (União Brasil), conhecido como Cabrito, associa a água “barrenta e fedorenta” do município a um colega parlamentar negro e ao ex-jogador de futebol Pelé. O comentário causou polêmica e o legislador vem sendo acusado de racismo. A atitude ocorreu na última quarta (20), durante sessão na Câmara Municipal. 

Durante sua fala que criticava a qualidade da água da região, ele disse, que durante uma situação, lembrou do também vereador José Carlos de Souza do Nascimento (União Brasil), o Zé Carlos Guabiraba. 

“Outro dia, Zé Carlos, me lembrei até de você. Me perdoe, me desculpe, eu não estou aqui querendo... Uma mãe pegou uma criancinha, botou de tarde para dar um banho e o menino saiu mais preto que Pelé", declarou Cabrito. 

Logo após a declaração, em meio as risadas da galeria, o vereador Zé Carlos Guabiraba expressou sua indignação e levantou questões sobre a posição de Faustino.

“Entendi nada agora. O vereador está com racismo, vereador? Vereador, para um bom entendedor, meia palavra basta. Me chamou de negro, de preto. Você foi infeliz na sua fala, mas eu perdoo", declarou.

Em seguida, Cabrito tenta contornar a situação, afirmando que tem todo o carinho e respeito pelo companheiro. 

“"Eu não quis aqui jamais, Zé Carlos, jamais, pode confiar em mim, de coração, jamais queria debochar de você, jamais. Não. Eu não era nem para ter tocado no seu nome. Falado só em Pelé, mesmo", disse, aos risos. 

Procurado pela Folha de Pernambuco, o vereador Cabrito disse que ainda vai se encontrar com seu advogado para divulgar um posicionamento oficial. Por hora, ele pede desculpas e diz que “foi uma brincadeira sem maldade”. 

Já o vereador que foi alvo das declarações, José Carlos relatou que, embora não tenha inicialmente dado importância à situação, se encontra triste e abatido com os acontecimentos.

“Ele estava sendo racista, estava sendo maldoso. O cara chamar você de fedorento, preto. [...] Não pensei que fosse ter essa repercussão tão grande.  Estou em conversa com meu advogado para tomar a melhor decisão”, explicou. 

Apesar de ainda não ter formalizado uma denúncia, ele está sendo pressionado por seus eleitores e familiares. 

“Daquele dia para cá, tomou uma repercussão muito grande. A família, os amigos, todos nas redes sociais estão pressionando e me cobrando uma posição”, disse. 

Nota de repúdio 

Nas redes sociais da Prefeitura de Itambé, uma foto foi compartilhada, sem mencionar explicitamente o incidente, acompanhada da mensagem "Não é piada. Não é exagero. Racismo é crime". A legenda que acompanha a imagem enfatiza o repúdio da Prefeitura a todas as formas de discriminação, seja por motivos de raça, religião, orientação sexual, etnia, gênero ou diversidade funcional.

Veja também

Newsletter