Dicas de como manter uma boa pontuação no Serasa Score
A ferramenta consiste em uma pontuação, onde é possível acompanhar sua vida financeira
Poucos sabem, mas a Serasa é uma empresa privada que faz análises e informações para decisões de crédito, com dados enviados de lojas, bancos e outras instituições. A empresa ficou conhecida e virou referência no ramo, e hoje em dia possui diversas funções, como o “Serasa Score", que consiste em uma pontuação que bancos e outras empresas consultam antes de conceder crédito ao consumidor. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Apesar de ser um serviço que poucos de fato procuram, o Score do Serasa acaba sendo importante para acompanhar o que está acontecendo na sua vida financeira. “As empresas sempre consultam a pontuação atual das pessoas no Serasa Score, a fim de verificar as possibilidades de liberar linhas de crédito e/ou financiamentos com base justamente neste perfil. Ou seja, uma boa pontuação, garante limites de créditos mais altos e possibilidades de parcelamentos em longo prazo”, explica Paulo Alencar, economista e professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE).
Leia Também
• Nova lei facilita regularização de dívidas tributárias das empresas com a União
• Comissão aprova projeto que busca evitar protelação de pagamentos de dívidas com o Recife
• Ciro resgata proposta de refinanciamento para enfrentar recorde de endividamento familiar no País
Por meio do site (https://www.serasa.com.br/score/) e aplicativo, é possível simular valores de empréstimo, conferir se seu nome está limpo, conferir ofertas de cartão de crédito, descontos em dívidas e muito mais. O Serasa Score tem pontuação entre 0 e 1000, que variam entre “muito baixo” (0 a 300), “baixo” (301 a 500), “boa” (501 a 700) e “excelente” (701 a 1000).
“As pessoas devem sempre buscar honrar os seus compromissos assumidos e apenas contrair dívidas possíveis de serem pagas em seu orçamento familiar. Deste modo, garantem uma pontuação alta e mais facilidades de contratação de empréstimos e financiamentos”, explica Paulo.
Pagar a fatura do cartão, parcela de empréstimo/financiamento, evitar que as dívidas sejam negativadas ou quitá-las o quanto antes (quando forem), solicitar pouco crédito e sempre manter os dados atualizados no Serasa podem melhorar sua pontuação. Não é possível aumentar o Serasa Score por meio de pagamentos terceirizados e não existe fórmula mágica para que isso aconteça, ou seja, não faça consultorias que prometam isso.
Para chegar à pontuação concedida no site, o Serasa analisa alguns pontos, como: compromisso com o crédito (cadastro positivo), registro de dívidas e pendências, consultas ao seu CPF e evolução financeira. “As consultas constantes ao CPF configuram insegurança das empresas credoras e, por este motivo, podem reduzir a pontuação no Serasa Score”, finaliza o economista e professor universitário.



