Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

Buscas por efeitos do metanol disparam no Google após casos de intoxicação

Pernambuco investiga três mortes suspeitas por intoxicação com metanol

Procuras pelo termo metanol dispararam na plataforma de buscas do GoogleProcuras pelo termo metanol dispararam na plataforma de buscas do Google - Lionel Bonaventure/AFP

Os casos recentes de intoxicação por metanol - que já somam nove mortes suspeitas no Brasil, sendo três delas em Pernambuco - têm aumentado a procura sobre os efeitos do composto químico no Google. 

As pesquisas sobre a utilidade do metanol, onde ele está presente e as consequências da sua ingestão se destacam entre as buscas realizadas na plataforma, com pico de buscas no dia 30 de setembro.

Considerado altamente tóxico para o corpo humano, com potencial de causar a morte, o metanol é apontado como possível responsável por uma sequência de óbitos no Brasil. 

>> Passa para três o número de mortes por suspeita de intoxicação por metanol em Pernambuco

O metanol é um líquido incolor, inflamável e solúvel em água. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ele é um composto orgânico da família dos álcoois, com um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio e uma hidroxila cuja fórmula é CH3OH.

O composto químico é usado em solventes, combustíveis e produtos industriais. Ele não deve estar em bebidas alcoólicas já que sua presença causa intoxicação.

De acordo com a nota técnica, o metanol é altamente tóxico e sua ingestão pode levar à morteO metanol é altamente tóxico e sua ingestão pode levar à morte | Imagem: Pexels/Reprodução

O metanol é usado como matéria-prima para sintetizar produtos usados na produção de adesivos, solventes, pisos e revestimentos. Em escala industrial, é produzido predominantemente a partir do gás natural.

O metanol não pode ser identificado pela cor ou cheiro. A orientação é de que o consumidor desconfie de bebidas com preço reduzido, lacres violados ou embalagens com defeitos. 

Caso encontre alguma irregularidade, nenhum teste caseiro deve ser realizado e a bebida deve ser descartada sem que a ingestão aconteça. 

Quando uma bebida adulterada com metanol é ingerida, o composto químico costuma agir no corpo de diversas formas, causando a intoxicação. 

Inicialmente, o metanol é metabolizado no fígado que produz o formaldeído, considerado muito tóxico para o corpo humano.

Em seguida, o formaldeído vira ácido fórmico, que se acumula no corpo causando confusão, convulsão e até mesmo coma. 

Outros sintomas são a visão turva, manchas e cegueira irreversível. O metanol também bloqueia a produção de energia celular, causando falência. 

Mesmo em pequenas doses, o composto químico pode causar cegueira ou morte.

Confira os efeitos do álcool no corpo:

Os primeiros sinais da intoxicação costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão. Eles são: dor de cabeça, náuseas, vômito, dor abdominal.

Os sintomas neurológico incluem confusão, tontura e convulsões. Já os sintomas oculares costumam ser visão turva, fotofobia, cegueira.

A intoxicação por metanol é considerada uma urgência hospitalar. O tratamento pode incluir a administração de antídoto (Fomepizol) e hemodiálise nos casos graves.

Em casos de suspeita é preciso procurar atendimento médico imediatamente. A recomendação é de que o paciente também leve a embalagem/amostra da bebida ingerida.

Veja também

Newsletter