Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Uma Série de Coisas

Recapitulando 'Vikings'

Na quinta temporada, Lagertha (Katheryn Winnick) precisará reunir forças para tentar retomar sua cidadeNa quinta temporada, Lagertha (Katheryn Winnick) precisará reunir forças para tentar retomar sua cidade - Divulgação

Parece que foi há 84 anos que o público segurou a respiração nas batalhas travadas entre os personagens de “Vikings” na mid-season da quinta temporada. Na verdade, embora pareça uma eternidade, o décimo episódio, intitulado “Moments of Vision” (“Momentos de Visão”) e que encerrou a primeira parte do quinto ano da produção nórdica, foi ao ar em janeiro de 2018 e, ao que tudo indica, promete mais batalhas e mortes.

Os novos episódios de “Vikings” começam a serem transmitidos na próxima quarta-feira (28), nos Estados Unidos. As quatro temporadas estão disponíveis também pelo serviço de streaming Netflix. Desenvolvida pelo History Channel, a série está no ar desde 2013 e narra os costumes do povo nórdico e da vida de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), primeiro viking a se tornar mundialmente conhecido.

Leia também:
Sente falta de “Skam”? Então você precisa conhecer a nova série norueguesa “Lovleg”
Com saída precoce de protagonistas, séries tentam manter enredo e pecam na decisão do término

A quinta temporada de “Vikings” apresentou a continuação da tensão entre Lagertha (Katheryn Winnick) e Ivar (Alex Hogh Andersen). O conflito entre os dois vem sido construído com base em mágoa, rancor e vingança há muitos anos, de forma que agora é quase impossível uma conciliação. Como visto no décimo episódio da quinta temporada, as consequências deste embate começaram a se tornar reais e irreversíveis.

Mas caso os fatos estejam turvos na memória, a coluna Uma Série de Coisas desta sexta-feira (23) fez um resumão com os principais acontecimentos do último episódio e o que pode-se esperar para a sequência. Se você ainda não viu a quinta temporada, cuidado, spoilers à frente.

Reconciliação

Um dos filhos de Ragnar, Hvitserk (Marco Ilso), após declarar apoio a Ivar, percebe que talvez tivesse feito uma escolha equivocada. Observando o sadismo do irmão, Hvitserk entende que nem tudo é dor e sofrimento, diz estar arrependido e se junta ao irmão mais velho, Bjorn (Alexander Ludwig).

A liderança de Lagertha

Durante toda primeira parte da temporada, Lagertha seguiu como rainha de Kattegat. Como a cidade não estava em eminência de ataque, provavelmente isso deve ter amolecido a líder de alguma forma, pois sua ingenuidade e a vista grossa às provocações de Ivar foram minando seu governo até o estopim da guerra. Ainda assim, assume as consequências e entra na batalha final.

Quando forçada a matar sua amante Astrid (Josefin Asplund), vemos uma quebra psicológica acontecer em Lagertha. Após perder tudo que poderia ter – marido, reino, companheira, honra – e, além disso, ver seus filhos serem derrotados em guerra, o trauma se traduziu em seus cabelos brancos. E se antes a personagem era uma rainha-guerreira respeitada por muitos, agora não possui nada.

Guerra e Morte

Além de Astrid, fazem parte da lista de mortos em confronto: Guthrum (Ben Roe), filho de Torvi (Georgia Hirst); Snaefrid (Dagny Backer Johnsen), nova esposa de Bjorn; e Halfdan (Jasper Pääkkönen).

Islândia

Na terra dos deuses, Floki (Gustaf Skarsgård) tem medo que o paraíso que idealizou acabe, uma vez que Eyvind (Kris Holden-Ried) se vingou da morte de seu filho. Por isso, ele decide fazer um sacrifício (o dele próprio), com o objetivo de fazer as pazes com os deuses. O resultado da decisão ficou para a segunda metade da temporada. Caso o sacrifício aconteça, a série perde mais um icônico personagem, presente na história desde a primeira temporada.

Retorno

A última cena da primeira parte de “Vikings” mostra o retorno de Rollo (Clive Standen). Se antes o personagem era um viking pagão que traiu sua própria família, agora ele volta como nobre e cristão. Acompanhado de uma grande frota, fica a dúvida sobre qual lado ele tomará e como procederá perante a guerra de seus sobrinhos.

Confira o trailer dos próximos episódios:



Vikings” será transmitida pelo canal pago Fox Premium, nas quartas-feiras, às 23h. Além disso, as temporadas anteriores estão, também, no catálogo da Netflix.

Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 200 produções e já assistiu mais de 6 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Twitter: @seriedecoisas_ Blog: Uma Série de Coisas.

A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter