Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Uma Série de Coisas

‘The Flight Attendant’, da HBO Max, equilibra gêneros na medida certa

Kaley Cuoco estrela novo thriller da HBO Max, "The Flight Attendant"Kaley Cuoco estrela novo thriller da HBO Max, "The Flight Attendant" - Reprodução/HBO Max

A HBO Max é a novidade do momento. Recentemente, o serviço de streaming fez sua estreia no Brasil disponibilizando séries e filmes aos montes. Na coluna da semana passada dei dicas de alguns seriados do catálogo e, nesta sexta-feira (9), volto a falar sobre especificamente um deles: ‘The Flight Attendant’, uma mistura de comédia e thriller protagonizada por Kaley Cuoco, de ‘The Big Bang Theory’. 

A trama gira em torno de Cassie (Cuoco), ela é comissária de bordo em uma companhia aérea e sua vida vai de mal a pior. Seu problema com bebida alcoólica afeta praticamente todas as suas relações, desde o irmão mais velho até seus colegas de trabalho. 

Tudo se complica enquanto a tripulação está hospedada num hotel em Bangkok. Depois de uma noite de festa com um estranho, Cassie acorda sem lembrar-se de nada, apenas para descobrir que Alex (Michiel Huisman), o homem com quem dormiu na noite anterior, está morto ao seu lado. Alguém o matou e agora ela precisa descobrir o que aconteceu antes que o FBI ou seja lá quem está por trás disso, a encontre.

Comédia e thriller na medida certa

Ainda que a situação da protagonista seja preocupante, a série carrega um tom de comédia na maioria de seus episódios. A leveza não está nas piadas diretas, como Kaley Cuoco atuou durante os anos em ‘The Big Bang Theory’, mas se faz presente principalmente quando Cassie pede ajuda à amiga advogada Annie (Zosia Mamet). Aliás, a atuação de Mamet é idêntica à sua personagem na série ‘Girls’, da HBO. Engraçada, sim, mas repetitiva. 

O drama da personagem com o álcool é algo delicado. Não seria interessante brincar com um tema sério que afeta milhares de pessoas, então a comédia dá um passo para trás, dando lugar ao drama que se desenvolve durante a jornada da protagonista pela redenção. A origem do problema é mostrada em flashes de memória, quando Cassie convivia com o pai e o irmão – interpretado na versão mais velha por T.R. Knight (Grey’s Anatomy). 

Pode-se afirmar que “The Flight Attendant” é uma mistura neutra de mais alguns gêneros, o thriller fica por conta do mistério envolvendo o assassinato, rapidamente Cassie se envolve em uma teia de conspirações e é interessante ver como a série vai adquirindo um tom de espionagem, ritmo já sinalizado pela própria abertura do programa. As personagens Megan (Rosie Perez) e Miranda (Michelle Gomez) também contribuem nesse arco e a dinâmica delas com a protagonista acaba sendo um dos pilares da série. Já renovada para segunda temporada, é provável que a história aprofunde seu enredo nessas duas mulheres.

Para maratonar

Apresentando uma versão de Cuoco que o telespectador não estava acostumado, “The Flight Attendant” passeia bem entre os gêneros. Dinâmica e instigante, os oito episódios da primeira temporada tem aproximadamente 50 minutos de duração, mas que causar a falsa impressão de ter passado apenas vinte. É verdade que o roteiro toma alguns caminhos fáceis demais, mas consegue preparar um bom terreno para as novas tramas da segunda temporada. Vale a pena conferir. Veja o trailer:

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Newsletter