Festival reforça tradição da ciranda e celebra mestre João Limoeiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco
Festival de Ciranda João Limoeiro acontece no próximo dia 31 de maio em Nazaré da Mata, Mata Norte do Estado
"Eu acredito que os reconhecimentos e homenagens devem ser feitos em vida (...)".
E tal qual o desejo do Patrimônio Vivo de Pernambuco, João Limoeiro, um dos nomes de peso da tradição da ciranda no Estado, no próximo dia 31 de maio a cidade de Nazaré da Mata, Mata Norte do Estado, vai celebrar a Cultura Popular na 2ª edição do Festival de Ciranda João Limoeiro.
Com apoio do Programa Estadual de Apoio à Cultura (PNAB), cirandeiros, cirandeiras, músicos e apreciadores da Cultura Popular vão se reunir no Parque dos Lanceiros para apreciar a dança que une música, poesia e entrelaça pessoas numa mesma ropda.
"Ser Patrimônio Vivo representa o reconhecimento do meu esforço e trabalho, mas também é resultado de muito empenho coletivo", pontua o mestre, que soma mais de sete décadas de dedicação à ciranda.
O Festival
Em 2024, na cidade Carpina, também na Mata Norte pernambucana, o Festival de Ciranda João Limoeiro fez sua estreia.
A ideia na edição inaugural da festa era celebrar o título de Patrimônio Vivo concedido ao meste João, com Ricco Serafim à frente do projeto, que neste 2025 ganha reforço em Nazaré da Mata, terra do cirandeiro Antônio Baracho.
O Maracatu Carneiro da Serra, de Glória do Goitá, também integra a realização do evento.
Programação
Além da ciranda - Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil - apresentações artísticas estão na programação do festival, com o Coco Rural e o Maracatu entre as manifestações que serão exaltadas.
Ainda na agenda, haverá a exibição do curta "O Rei da Ciranda Pesada". Na narrativa será contada a trajetória e a importância de João Limoeiro para a música e a cultura pernambucana.
SERVIÇO
2ª edição do Festival de Ciranda João Limoeiro
Quando: Sábado, 31 de maio, às 16h
Onde: Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata
Informações: @joaolimoeirooficial

