Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Jornalismo Cultural

Continente celebra 25 anos e lança aplicativo com conteúdo próprio 

Criada em 2000, a publicação é uma das revistas de jornalismo cultural mais antigas em atividade no Brasil

Superintendente  de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio, primeiro editor da revista Continente MulticulturalSuperintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio, primeiro editor da revista Continente Multicultural - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Para comemorar 25 anos de jornalismo cultural da Continente Multicultural, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) promoveu, nesta sexta (27), o lançamento de sua nova ferramenta digital, já disponível no Google Play e Apple Storepara Android e IOS.

A  apresentação do novo aplicativo aconteceu durante a festa para funcionários da Cepe e convidados da empresa, nesta sexta (27), na Academia Pernambucana de Letras, na Zona Norte do Recife, com shows de Forró Cordeando, Laís Senha e Ivan Gadelha.

“A Revista Continente efetivamente completa 25 anos no mês de dezembro, quando foi lançado o número 0, no ano 2000. Então, a festa de hoje é o início das comemorações que na verdade começaram desde o início do ano”, explica o superintendente  de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio.

Sobre o App
O novo aplicativo de conteúdo exclusivo da Continente oferece conteúdos cuja leitura pode se expandir para outras plataformas da revista, como o YouTube, o Spotify, as redes sociais, o site ou a versão impressa.

Com um formato utilitário e lúdico, o aplicativo apresenta textos mais curtos para leituras rápidas, ao contrário da revista impressa, que tem cerca de 200 páginas e exige uma leitura mais demorada. 

“O aplicativo marca uma nova fase na revista que é o aprofundamento dessa transformação digital, que já está em em andamento há algum tempo conosco e que agora vai se diversificar muito. É apenas um item de um ecossistema que estamos trabalhando”, detalha Mário Hélio.

No App, que será atualizado semanalmente, o leitor vai encontrar muitas dicas de livros, filmes, exposições, roteiros turísticos e programação de fins de semana, entre outros serviços culturais de forma abrangente e interativa. 

O público poderá interagir com comentários, críticas e sugestões. Depois de instalar o aplicativo no celular, gratuitamente, o leitor terá de fazer o download para acessar as notícias e consumir o conteúdo off-line ou quando estiver num ambiente sem internet

Cepe comemorou os 25 anos da Continente Multicultural na APL, nesta sexta (27)Cepe celebrou 25 anos da Continente Multicultural na APL, nesta sexta (27) | Foto: Rafael Melo/FolhaPE

25 anos 
A revista impressa da Continente Multicultural, criada pelo jornalista Mário Hélio, foi lançada em dezembro de 2000, com capa dedicada ao artista plástico João Câmara. 

Jornalista, historiador e antropólogo, Mário Hélio foi o primeiro editor da Continente, cargo que ocupou por dois anos e três meses.
Considerado o maior historiador vivo do País, Evaldo Cabral de Melo foi colaborador da revista nos primeiros anos de circulação. 

O livro História dos Sabores Pernambucanos, de Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, nasceu da coluna que ela assinava na Continente. 

Jornalista e hoje cineasta premiado internacionalmente, Kléber Mendonça Filho publicava reportagens especiais na Continente, hoje uma das revistas de jornalismo cultural mais antigas em atividade no Brasil.

Quando nasceu, a revista estava mais voltada a assuntos da produção artística e intelectual.

Depois, agregou novos conteúdos à sua linha editorial e passou difundir a cultura no sentido múltiplo. 

Desde 2024, a versão impressa é bilíngue (português e inglês) e publicada a cada três meses. 

A Continente já teve como editores os jornalistas Homero Fonseca e Marco Polo Guimarães e Adriana Dória.

A atual edição, de número 280, tem na capa a multi-instrumentista paraibana Lucy Alves.

Veja também

Newsletter