Fundaj recebe lançamento de livro de Jamil Chade com participação do senador Humberto Costa
A obra aborda retrocessos políticos nos Estados Unidos, com prefácio de Walter Salles
“Tomara que você seja deportado – Uma viagem pela distopia americana” é a obra que o jornalista e escritor Jamil Chade apresentará ao público recifense no próximo dia 7 de agosto, às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
O evento, que integra a programação da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, acontece na Sala Aloísio Magalhães e contará com um bate-papo com o senador Humberto Costa, mediado pelo jornalista Rossini Barreira. A entrada é aberta ao público.
Publicado pela editora Nós, Jamil Chade investiga os impactos da política migratória do ex-presidente Donald Trump, revelando os bastidores da violência institucionalizada contra imigrantes, sobretudo latino-americanos. O título do livro, "Tomara que você seja deportado", é inspirado em uma ameaça real ouvida por muitos migrantes em abrigos, centros de detenção e fronteiras.
A partir de uma série de reportagens realizadas nos Estados Unidos e no México, Chade constrói um retrato da degradação ética, política e humanitária de uma nação que, por décadas, vendeu ao mundo a imagem de terra da liberdade.
O livro denuncia a atmosfera de perseguição e medo que se instaurou entre comunidades imigrantes, além de documentar o colapso de direitos fundamentais em nome de uma agenda de ódio e exclusão.
*Com informações da assessoria de imprensa
Leia também
• Livro sobre J. Borges é lançado com roda de conversa e homenagem ao artista
• Livro sobre origens do preconceito contra nordestinos será lançado na Fenearte; saiba mais
Serviço
Lançamento do livro: "Tomara que você seja deportado – Uma viagem pela distopia americana"
Quando: 07 de agosto, às19h
Onde: Fundaj Derby- Sala Aloísio Magalhães
Entrada gratuita

