Antissemitismo

Humorista é demitido de rádio estatal francesa por atacar premiê israelense

Guillaume Meurice, humorista françês, foi acusado por organização judaica de promover "insultos públicos de natureza antissemita"

Guillaume Meurice, humorista françêsGuillaume Meurice, humorista françês - Foto: Joel Saget/AFP

O humorista Guillaume Meurice foi demitido da Rádio France por tecer comentários ofensivos contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo a agência de notícias AFP, a emissora estatal pediu a “rescisão antecipada do contrato" de Meurice "por falta grave".

Meurice já havia sido suspenso em 2 de maio, meses depois de ter dito que Benjamin Netanyahu era "uma espécie de nazista mas sem prepúcio".

O comentário foi feito em outubro de 2023 e repercutiu. Em abril, a Organização Judaica Europeia entrou com uma denúncia junto ao Ministério Público de Nanterre, contra o humorista, por “provocação à violência e ao ódio antissemita” e “insultos públicos de natureza antissemita”. À época, o órgão não levou o caso adiante.

De acordo com a AFP, a presidente da Rádio France, Sibyle Veil, disse em grupos privados que a demissão de Meurice ocorrera por conta de “reiterada deslealdade”. Apesar de ter sido alertado várias vezes, teria “inflamado a polémica durante meses”.

A demissão do profissional gerou uma paralisação na Rádio France. No final do mês passado, sindicatos e a redação da France pediram à direção que revesse a decisão de despedir Guillaume Meurice sob o argumento de que a demissão “criaria um grave precedente” para “a liberdade de expressão”.

“Enquanto a extrema direita está às portas do poder, (…) a sua decisão enfraquece consideravelmente toda a nossa empresa ”, escreveu o sindicato de trabalhadores da rádio num comunicado compartilhado com a imprensa.

Veja também

Ex-Pânico Carlinhos "Mendigo" é enviado para centro de detenção em Guarulhos
Carlinhos "Mendigo"

Ex-Pânico Carlinhos "Mendigo" é enviado para centro de detenção em Guarulhos

Edifícios icônicos de Artacho Jurado levam cor ao centro de São Paulo
ARQUITETURA

Edifícios icônicos de Artacho Jurado levam cor ao centro de São Paulo

Newsletter