Lanthimos volta a examinar sociedade contemporânea com "Tipos de Gentileza"
O diretor já ganhou em Cannes o prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar e prêmios de melhor roteiro por três de seus filmes
O diretor Grego Yorgos Lanthimos voltou a dissecar os homens da sociedade contemporânea, como a solidão, o egoísmo e a manipulação, com "Tipos de Gentileza", que estreou nesta quinta-feira (17) no Festival de Cannes, onde disputou a Palma de Ouro .
Lanthimos, de 50 anos, lançou há menos de um ano "Pobres Criaturas" com Emma Stone, Willem Dafoe e, em um papel menor, Margaret Qualley.
O filme foi um dos sucessos de 2023 e levou quatro estatuetas do Oscar em março, uma delas para Stone como melhor atriz.
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Em "Tipos de Gentileza", o trio de atores repete a parceria, ao lado de Jesse Plemons, Hong Chau, Joe Alwyin e Mamoudou Athie.
Trata-se de um filme sombrio, de 2 horas e 44 minutos, dividido em três capítulos sem relação entre si.
O primeiro conta a história de um homem que se nega a cometer um crime exigido por seu chefe. No segundo, um policial resgata sua esposa que havia desaparecido, mas suspeita que ela é outra pessoa. E a última aborda a obsessão de um casal em encontrar uma mulher com o poder de ressuscitar os mortos.
"Sempre tenho a sensação de que forçamos as coisas ao extremo. Mas muitas vezes essas coisas acabam realmente acontecendo. Às vezes a realidade é até mais louca do que o que você tenta criar", explicou Lanthimos em entrevista à AFP.
Dotado de um humor ácido, "Tipos de Gentileza" foi filmado enquanto a equipe ainda nem havia finalizado completamente "Pobres Criaturas", conto o cineasta.
O diálogo com Stone para desenvolver o material é estreito, disse Lanthimos. "Acredito que estamos aprofundando cada vez mais nossa relação [...], confiamos muito. E isso nos permite ser mais arriscados e ousados", acrescentou.
Usando os mesmos intérpretes nos três episódios que compõem o filme, incorporando personagens absolutamente diferentes, acrescenta nuances, relacionadas: "Enriquece o capítulo e cria também a seguinte espécie de consistência e continuidade".
Mas a intenção do longa parece ser antes de tudo criar um incômodo no espectador, que acompanha personagens desamparados, que enfrentam escolhas angustiantes e situações absurdas.

