Luiz Gonzaga, 106 anos: forró e atividades culturais em celebração ao 'Rei do Baião'
Nesta quinta-feira (13) Recife, Caruaru e Exu rendem homenagens ao 'velho Lua', com programação intensa de atividades
De gibão e chapéu de couro e com a sanfona sempre a postos, Luiz Gonzaga cantava o Nordeste e disseminava o baião, o xaxado, o xote e o pé de serra. Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, se vivo fosse, completaria 106 anos. Não à toa que, nesta data, também, é celebrado o Dia Nacional do Forró, que tem como grande homenageado o ‘Rei do Baião’.
Em Pernambuco, shows e atividades que remetem à cultura nordestina e ao legado deixado pelo maior nome da música na Região, celebram a data. No Recife, o Memorial Luiz Gonzaga – localizado na rua São Pedro, bairro de São José, na área central da cidade – está com programação especial e gratuita, que segue até as 18h, com oficina de sanfona e exibição de vídeos sobre o cantor e compositor, entre outras atrações.
Já a capital do forró, em Caruaru, Agreste do Estado – que está no decorrer da sua 2ª Semana do Forró – comemora o dia com o projeto ‘Viva Gonzaga’. Na programação, além do tradicional pé de serra, a festa é animada com atrações em espaços da cidade, entre eles o Alto do Moura, Feira de Artesanato, Pátio de Eventos e Museu do Barro.
Leia também:
Fiéis celebram dia de Santa Luzia e Luiz Gonzaga no Recife
MPF faz audiência pública sobre patrimônio de Luiz Gonzaga
E em Exu, Sertão pernambucano, terra natal de Gonzaga, o dia é de festa com o ‘Viva Gonzagão 2018’. Até o próximo domingo (16) a programação segue intensa para celebrar o ‘seu Lula’. Banda de pífanos e shows com Santana, Kinho Callou e forró da banda Limão com Mel, estão entre as atrações em espaços do município.
Que tal matar um tiquinho da saudade do nosso Rei do Baião?

