Mariana Rios: entenda o que é trombofilia adquirida, condição que acomete a atriz
Condição aumenta o risco de ter trombose e pode afetar diretamente a fertilidade e a saúde gestacional
Mariana Rios tem usado suas redes sociais para divulgar o processo de ser mãe. A atriz de 40 anos compartilhou recentemente que está esperando o primeiro filho. No entanto, ela segue uma rotina de cuidados, pois foi diagnosticada com trombofilia adquirida.
O que é trombofilia adquirida?
A condição corresponde a uma tendência aumentada do sangue em formar coágulos, podendo levar a sérias complicações como trombose venosa profunda e embolia pulmonar. E ela é adquirida, ou seja, é um problema de saúde que pode surgir ao longo da vida, mesmo na ausência de predisposição genética.
Leia também
• Celulite facial: jornalista Adriana Perroni é internada novamente por causa da doença; saiba o que é
• Doença de Lyme: os famosos que foram diagnosticados com a grave infecção, além de Timberlake
• Justin Timberlake revela que foi diagnosticado com doença de Lyme; saiba quais são os sintomas
aa
A trombofilia aumenta o risco de ter trombose e pode afetar diretamente a fertilidade e a saúde gestacional. Segundo especialistas, ela pode ocorrer por conta de alguns fatores, como:
Síndrome Antifosfolipídica: doença autoimune que produz anticorpos que atacam componentes do sistema de coagulação, aumentando o risco de trombose arterial e venosa.
Gravidez: alterações hormonais e compressão das veias pélvicas durante a gestação aumentam o risco de trombose venosa profunda.
Uso de anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal: alteram os níveis hormonais, afetando a coagulação e aumentando o risco de trombose.
Cirurgias complexas: podem causar imobilização e danos aos vasos sanguíneos, aumentando o risco de trombose.
Imobilização prolongada: longas viagens de avião ou repouso no leito por tempo prolongado diminuem o fluxo sanguíneo nas veias e favorecem a formação de coágulos.
Doenças inflamatórias: lúpus ou artrite reumatoide podem levar à inflamação dos vasos sanguíneos.
Câncer: alguns tipos da doença, assim como a quimioterapia, elevam o risco de formação de coágulos.
Tabagismo: o vício danifica o revestimento dos vasos sanguíneos.
Entre os principais sintomas da trombofilia estão dor, inchaço e vermelhidão na perna, sensações de peso ou aperto na perna afetada, veias dilatadas e visíveis, dor súbita e intensa em um braço, perna ou abdome. Além da sensação de dormência, fraqueza ou formigamento nos membros e alteração na cor da pele do membro afetado.
Tratamento
O tratamento da trombofilia varia de acordo com o tipo da doença, e outros fatores, como histórico de eventos trombóticos. Um dos tratamentos é o uso de medicamentos anticoagulantes.
Em 2020, Rios sofreu um aborto espontâneo durante os primeiros meses de gravidez. Apesar de todo o luto e dor, ela afirma que passou por uma transformação e que hoje é uma outra mulher por conta disso. Ela é idealizadora do projeto Basta Sentir Maternidade, uma plataforma online que tem como principal objetivo servir de apoio emocional e psicológico para outras mulheres que estão passando pelo mesmo processo de engravidar.

