Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FREVO

Paço do Frevo inaugura nova exposição principal "Frevo Vivo"

"Frevo Vivo" ganha novo espaço, com imersão e outras novidades, a partir do próximo dia 29

Paço do Frevo inaugura novo espaço para exposição "Frevo Vivo" no próximo dia 29Paço do Frevo inaugura novo espaço para exposição "Frevo Vivo" no próximo dia 29 - Foto: Hugo Muniz/Paço do Frevo/Divulgação

Tal qual o frevo, ritmo secular (e pernambucano), renovado em letra, em dança e sonoridade, o Paço do Frevo está com um dos seus ambientes mais potentes, aperfeiçoado.

A partir do próximo dia 29, o museu - localizado no Bairro do Recife - vai reabrir as portas em noite festiva para agraciar o novo espaço da sua exposição principal, “Frevo Vivo”, que passa a ter nova expografia, “a mais significante entrega em onze anos de Paço”, como disse a diretora do museu, Luciana Félix.

Com curadoria assinada pela própria equipe do Paço, o novo projeto expográfico tem assinatura da arquiteta paulistana Stella Tennenbaum. Já a identidade visual é da artista pernambucana Joana Lira - em parceria com os estúdios AllesBlau e Ligatura.

 



Vale dizer que a renovação do espaço no museu - que também passou por melhorias no prédio - teve incentivo da Lei Rouanet.

“Reflete uma preocupação constante com o bem material e afetivo a que nos foi designado salvaguardar”, conta Luciana, complementando que o novo ambiente dará continuidade à exposição permanente do Paço. 

Diretora do Paço do Frevo, Luciana FélixDiretora do Paço, Luciana Félix | Crédito: Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco


O grupo de cordas Quinteto Pernambucano e a Orquestra do Maestro Oséas são atrações da noite festiva de inauguração  - que terá, ainda, a benção do Ilê Axé Ojuomi, saudando o Paço com corpo, canto, dança e axé. 

Retrato do presente
Uma contemplação do que se tornou o Frevo e os seus territórios, inclusive fora de Pernambuco, com um retrato do tempo presente.

É este o mote da nova exposição, em um recorte cronológico e geográfico amparado por motores potentes do ritmo: as comunidades periféricas.

E um passeio por bastidores e personagens que fazem o frevo, com destaque para a manifestação do ritmo no Bairro do Recife e em Olinda, mas também em outros locais em que ocorre o deleite do movimento, Brasil e mundo afora, passam a integrar a nova mostra.

Já as salas imersivas vão levar os visitantes a um mergulho na dança e na música, e a projeção “Nós no Frevo”, assinada pela passista e professora Rebeca Gondim, será composta por espelhos convidativos a cair no passo.

Na sala “No Compasso do Frevo”, todos podem ser o maestro, sob som orquestrado por Rafael Marques e cantado por Isadora Melo. 

Homem da Meia-Noite e Mulher do Dia
Diferente do que até então se tinha na sala que abrigava “Frevo Vivo”, com os estandartes estendidos sob um chão de vidro, a nova configuração da exposição vai elevá-los, assim como os flabelos, à chamada Praça do Frevo, que passa a ser também um espaço cativo dos bonecos gigantes.

Em duplas, os calungas passam a integrar o espaço em esquema de revezamento. Para a inauguração quem vai recepcionar os visitantes será o Homem da Meia-Noite e a Mulher do Dia.

“O Paço do Frevo é uma joia da cultura do Recife (...) Essa nova exposição é mais um marco desse trabalho”, reforça a secretária de Cultura da cidade, Milu Megale, sobre o museu, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, aberto em 2014, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo.

SERVIÇO
Inauguração da nova exposição principal do Paço, "Frevo Vivo"

Quando: Quinta-feira, 29, às 19h
Onde: Paço do Frevo - Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife
Acesso gratuito
Informaçõe: @pacodofrevo

Veja também

Newsletter