Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Peça sobre Frei Caneca aborda da ordenação à morte

Espetáculo gratuito relata a trajetória do religioso, que foi um dos personagens centrais da Revolução Pernambucana

Ator Buarque de Aquino interpreta o Frei CanecaAtor Buarque de Aquino interpreta o Frei Caneca - Foto: Roberto Soarez/Divulgação

Dando prosseguimento às comemorações do bicentenário da Revolução Republicana de 1817, que ocorrem ao longo deste ano, uma das figuras centrais do movimento histórico é revivida através do teatro. A peça "Suplício de Frei Caneca", dirigida por José Francisco Filho, faz a sua pré-estreia nesta sexta-feira (18), às 20h, na Igreja de Santa Tereza D'Ávila, localizada ao lado da Basílica do Carmo do Recife (avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio). A entrada é gratuita.

Com texto do dramaturgo e escritor Cláudio Aguiar, o espetáculo é centrado na biografia do padre revolucionário e compreende o período que vai de sua ordenação até a condenação à morte. "A figura de Frei Caneca é, até hoje, um símbolo de resistência e luta. E isso tem tudo a ver com a sociedade de hoje, que está em busca de uma liderança que possa motivá-la a sair desse caos político", diz o diretor. O ator Buarque de Aquino interpreta o protagonista.

Leia também:
Duzentos anos da Revolução Republicana ganha vasta programação em Pernambuco

A peça já teve outras duas montagens: a primeira nos anos 1970, no Teatro do Parque, e a segunda na década de 1980, também na Igreja de Santa Tereza D'Ávila. "Há algo muito místico em apresentar a peça nesse templo, pois está bem próximo do Convento do Carmo, onde o religioso fez seus votos e foi ordenado. Além disso, acho que o teatro precisa ter mais mobilidade, ainda mais no momento no qual estamos no Recife, com poucos equipamentos culturais abertos. Precisamos, cada vez mais, ocupar espaços não usuais", defende o encenador.

Caracterizado como um oratório dramático, o espetáculo conta com músicas ao vivo, executada por Júlio César Brito e Matheus Marques. As letras, escritas pelo próprio Frei Caneca, ganharam arranjo pelas mãos de Cláudio Aguiar. A equipe envolvida reúne 20 pessoas, entre artistas e técnicos.

A apresentação terá, ainda, outras duas sessões, nos dias 27 de agosto e 1º de setembro. Aprovado, pela Lei Rouanet, o projeto ainda tenta captar recursos com as empresas. Por enquanto, a temporada tem patrocínio apenas da Copergás.

Serviço
Pré-estreia do espetáculo "Suplício de Frei Caneca"
Quando: nesta sexta-feira (18), às 20h
Onde: Igreja de Santa Tereza D’Ávila (av. Dantas Barreto, bairro de Santo Antônio. Ao lado da Basílica do Carmo do Recife)
Entrada gratuita

Veja também

Newsletter