Plantas – filhas de Gaia

Hoje nasce a coluna Holística Vida Verde, que será publicada todas as quartas-feiras e terá o maior prazer de ter vocês como leitores-internautas, bem como participantes ativos a fim de contribuírem e encaminharem sugestões de pauta, questionamentos, foto

Catavento Peixe-palhaço entre a trepadeira Alamanda amarelaCatavento Peixe-palhaço entre a trepadeira Alamanda amarela - Foto: Gabriel Teixeira

Escrever que gosto de plantas é muito pouco. Infelizmente, a minha alergia ao maruim (mosquito pólvora picador) reduz a vontade de transformar minha casa em uma floresta.

Finalizei a leitura dos livros trilogia das flores (Lírio Vermelho, Dália Azul e Rosa Negra), de Nora Roberts, é uma verdadeira inspiração para uma pessoa ficar estimulada e montar uma sementeira ou floricultura, apresentando os pontos positivos e negativos na profissão de cultivo das plantas, com uma pitada de suspense. Sugiro a leitura! Quando fui visitar a sementeira “A Samambaia” e o “CEPA – Centro de Estudos Paisagísticos”, além de ficar mais entusiasmada sobre o tema, recebi a sugestão de leitura do Professor Silvio Souza, a respeito do livro A Vida Secreta das Plantas, de Peter Tompkins e Christopher Bird.

Quando morava em Petrolina, minha atividade doméstica era aguar as plantas do jardim. Tinha compaixão com as coitadas, pois, além de conversar, elas tinham que me ouvir cantando (denomino a minha voz de “taquara rachada”, mas brinco dizendo que é de sereia e hipnotiza). Acredito que elas gostavam, porque eram tão bonitas. Na verdade, já existem pesquisas que mostram que as plantas são sensíveis ao som. Elas amam músicas clássicas, e eu também.

O tema do texto de hoje é a busca da harmonia e do equilíbrio entre o homem, a natureza e todos que vivem neste planeta como os filhos de Gaia (pela mitologia grega é a Mãe-Terra). Podemos dizer que hoje nasce à coluna Holística Vida Verde, que será publicada todas às quartas-feiras, com abordagem de assuntos sobre plantas, paisagismo, jardinagem, horta, entre outros.

Assim como o ar, a água, nós somos também dependentes da terra e de tudo que vem dela.

As plantas trazem um bem-estar, charme e aconchego para quaisquer locais que elas se encontrem, principalmente se tiverem sendo bem cuidadas.

A coluna Holística Vida Verde terá o maior prazer de ter vocês como leitores-internautas, bem como participantes ativos a fim de contribuírem e encaminharem sugestões de pauta, questionamentos, fotos e vídeos (no máximo 5 minutos) descrevendo a sua relação com a natureza.

Convidei para dar orientação e apoio técnico sobre o tema o meu amigo Tiago Franca, graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal Fronteira Sul – Chapecó – Santa Catarina, residente nessa cidade; e, a minha amiga de infância e Doutora em Horticultura pela UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), Anamaria Pereira que reside em Petrolina-PE. Hoje, O Vale do São Francisco é um dos maiores exportadores de uva, manga e melão, entre outras culturas, do país.

Participarão, também, outros profissionais da área de Arquitetura, Design de Interiores, Engenharia Florestal, Agronômica, Agrícola e Ambiental; Agricultores, Jardineiros, entre outros. Alguns serão visitados por mim, outros por Anamaria Pereira (principalmente na região do Vale do São Francisco) e a coluna ficará disponível para receber sua contribuição. Como citei acima, visitei A Samambaia (Gustavo Santana) e o CEPA (Silvio Souza), a fim de entrevistá-los. Solicitei aos amigos de infância de Petrolina-PE, informação atualizada sobre o Vale do São Francisco, replicaram: a Jornalista Soraide Cavalcanti e o Economista José Farias Gomes, por coincidência ambos têm olhos verdes.

Então, vamos preparar o solo. Anamaria Pereira respondeu as  seguintes perguntas:

O que é necessário para uma pessoa leiga fazer um jardim ou uma horta?


Anamaria Pereira -
Boa vontade, apenas isso. Para se ter uma pequena horta, um jardim ou apenas alguns vasos em casa, no apartamento ou no local de trabalho são necessários poucos cuidados. E esses cuidados podem e devem ser feitos com alegria e como um momento de relaxamento.

Colocar as plantas numa posição que recebam um pouco de sol diariamente (preferir o sol da manhã), irrigar sempre que necessário, observar a ocorrência de doenças ou pragas e adubar corretamente. Com esses pequenos cuidados as plantas estarão sempre bonitas e vigorosas.

Tem algum cuidado especial com o solo?


Anamaria Pereira -
O preparo do solo é muito importante e a terra precisa ter uma adubação equilibrada. Uma mistura de partes iguais de terra vegetal, composto orgânico (ou húmus de minhoca) e areia, é o ideal. O solo deve estar fofo para facilitar o enraizamento das plantas e livre de pedras.

Além disso, deve-se ter um cuidado especial com a drenagem de vasos, para evitar problemas de danificar as raízes

Existem conflitos entre o plantio de plantas em horta ou jardim? Pode dar um exemplo?

Anamaria Pereira - Para cada planta existe uma condição ideal. Algumas plantas requerem solos mais úmidos que outras, há aquelas que preferem luz do sol direta, outras são de sombra. O ideal é observar as exigências de cada uma e os hábitos de crescimento para que não haja problemas depois do jardim ou horta estarem estabilizados. Por exemplo, duas variedades parecidas em exigência de luz e umidade, porém uma vai crescer muito e sombrear a outra, nesse caso elas não devem ficar juntas. Outro caso é em relação ao crescimento das raízes, a hortelã tem raiz invasora o que dificulta o estabelecimento de outras plantas junto a ela. Além disso, no caso das hortas, deve dar preferência por deixar separadas aquelas que mais se usa.

Quando criança, minha avó orientava o uso de água de fumo ou de sabão para afastar pragas de plantas. Afasta?


Anamaria Pereira
- Afasta sim, e tem outros produtos que podem ser usados também. O controle fitossanitário de pequenas hortas caseiras e jardim podem e devem ser feitos usando de produtos orgânicos. Alguns desses produtos são de fácil acesso em qualquer casa e devem ser usados com uma regularidade maior por apresentar um nível de eficiência um pouco menor que os produtos químicos. A água ou chá de fumo, o sabão, cravo-da-índia, canela, pó de café, pimenta-do-reino, pimenta, cebola e alho, facilmente encontrados em qualquer despensa.

Comecemos a preparar o nosso solo e nos encontraremos todas as quartas-feiras.

Finalizo com ênfase nas plantas e no carinho de toda a amizade que faz imensa diferença nas nossas vidas com o pensamento do nosso grande Poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): “Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada.”

Milhões de beijos iluminados,


Profissionais que contribuíram com a construção deste texto (agradecida pela colaboração):


Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE
. Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

Gustavo e Thiago Santana – Empresários - A Samambaia
– Av. Domingos Ferreira, 311, Pina, Recife-PE. Contato: (81) 3326.4828. E-mail: [email protected]

José Farias – Economista – Recife-PE.
Contato: (81) 98847.6290. E-mail: [email protected]

S
ilvio Mario de Souza - Arquiteto e Jardineiro – CEPA – Centro de Estudos Paisagísticos – Avenida Domingos Ferreira, 1009, Pina, Recife-PE. Contato: (81) 98757.8403. E-mail: [email protected]

Soraide Cavalcanti – Jornalista – Petrolina-PE. Contatos: (87) 98848.8777 e (81) 99993.4494. E-mail: [email protected]

Tiago Franca – Gestor Ambiental – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

* Mariomar Teixeira
- Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected].

Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Artistas se unem para arrecadar fundos para ações na Cracolândia
Solidariedade

Artistas se unem para arrecadar fundos para ações na Cracolândia

Dani Calabresa diz que namorado a fez acreditar que 'vale a pena se jogar' no amor
famosos

Dani Calabresa diz que namorado a fez acreditar que 'vale a pena se jogar' no amor