Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Música Brasileira

João Gomes, Alceu Valença, Amaro Freitas, Pupillo: pernambucanos faturam Prêmio da Música Brasileira

A cerimônia aconteceu na noite desta quarta (4), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, este ano, homenageando a dupla Chitãozinho & Xororó

João Gomes, Alceu Valença, Amaro Freitas, PupilloJoão Gomes, Alceu Valença, Amaro Freitas, Pupillo - Foto: Divulgação; Leo Aversa/Divulgação; Helder Tavares/Divulgação; Pablo Savalla/Divulgação

Em mais um ano de celebração à diversidade da nossa cultura, aconteceu, na noite desta quarta (4), a 32ª edição do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), que destacou o que de melhor tem sido feito no mercado fonográfico do País.

Como já é de costume, artistas pernambucanos concorreram em algumas das principais categorias anunciadas na noite e saíram premiados: Alceu Valença, João Gomes, Amaro Freitas e Pupillo tiveram seus nomes anunciados entre os vencedores da noite.

O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira homenageou, este ano, Chitãozinho & Xororó, ícones da música sertaneja, com mais de 50 anos de carreira, e números musicais juntaram artistas diversos cantando sucessos da dupla.

Pernambucanos premiados
Foram premiados cantores, compositores, produtores e musicistas que mais se destacaram no ano de 2024, em um total de 17 categorias.

O "menestrel de Olinda", Alceu Valença, levou o prêmio de "Artista" na categoria "Raízes". O seu álbum "Bicho Maluco Beleza - É Carnaval" concorria como "Álbum", mas o prêmio foi para "Mariana e Mestrinho", de Mariana Aydar e Mestrinho.

Na categoria "Sertanejo", o premiado como "Artista" foi o pernambucano de Serrita João Gomes, fenômeno do piseiro, que também se apresentou na noite, cantando, com a dupla Mayck & Lyan, as canções“Menino da Porteira" e "Fio de Cabelo”.

O pianista Amaro Freitas ganhou o prêmio de "Lançamento" na categoria "Instrumental", pelo seu álbum "Y'Y". O artista não pode comparecer para receber a premiação pois estava em trabalho na Grécia.

E um projeto "PEBA" também foi agraciado com o prêmio. O baterista e produtor musical Pupillo recebeu, junto ao guitarrista Davi Moraes, o prêmio de "Projeto Especial", na categoria "Especial" pelo álbum "Orquestra Frevo do Mundo - Moraes é Frevo", com releituras, por diferentes artistas, de músicas de Moraes Moreira.

Confira a lista completa dos indicados/vencedores do 32º Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira

SAMBA

Artista

Lançamento

ROCK

Artista

Lançamento

RAÍZES

Artista

Lançamento

ESPECIAIS

Projeto Especial

MPB

Artista

Lançamento

REVELAÇÃO

Artista

FUNK

Artista

Lançamento

PROJETO AUDIOVISUAL

RAP / TRAP

Artista

Lançamento

INSTRUMENTAL

Artista

Lançamento

ESPECIAIS

Lançamento Eletrônico

Lançamento em Língua Estrangeira

Lançamento Erudito

PRÊMIO DO MÚSICO BRASILEIRO (UBC)

POP

Artista

Lançamento

REGGAE

Artista

Lançamento

 

ROMÂNTICA

Artista

Lançamento

SERTANEJO

Artista

Lançamento

Veja também

Newsletter