Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TEATRO

Projeto transforma laje na periferia do Recife em palco e escola de teatro

Iniciativa promove curso de teatro, fruição de espetáculos, debates e criação de exercício cênico

Milena Marques idealizou projeto "Teatro na Laje"Milena Marques idealizou projeto "Teatro na Laje" - Foto: Divulgação

Uma laje na Zona Sul do Recife será transformada em palco para um conjunto de ações formativas e culturais voltadas a jovens a partir dos 16 anos das comunidades do Jordão, Ibura, Porta Larga e Ipsep. O projeto “Teatro na Laje: formação de espectadores na periferia” terá início no dia 12 de julho e está com inscrições abertas.

Divididas em quatro etapas integradas, as atividades incluem curso de teatro, fruição de espetáculos, ciclo de aulas-debate e criação de um exercício cênico final. São disponibilizadas 20 vagas e, para se inscrever, é necessário preencher um formulário online.

Com o objetivo de aproximar moradores da periferia da experiência teatral de forma crítica, ativa e transformadora, a ideia partiu da arte-educadora e atriz Milena Marques, que nos últimos anos vem se dedicando à pesquisa de mediação cultural para teatro. A realização conta com incentivo do Funcultura.
 

As ações que integram o projeto serão executadas na laje da casa de Milena Marques, no bairro do Jordão Baixo. O curso de teatro ministrado por ela terá duração de 40 horas, entre julho e agosto, sempre às quartas e sábados. Os alunos ainda terão a oportunidade de assistir, de forma gratuita, a quatro espetáculos teatrais em cartaz na cidade, com visitas aos bastidores e rodas de conversa com artistas.

O ciclo de aulas-debate, que também faz parte do projeto, vai receber cinco mulheres atuantes no teatro e oriundas de periferias do Recife: Janaína Gomes (atuação), Eliz Galvão (produção cultural), Analice Croccia (direção), Gabriela Holanda (figurino e cenografia) e Natalie Revorêdo (iluminação). 

Para os encontros, estarão disponíveis 20 vagas adicionais para ouvintes da comunidade. As conversas também serão transmitidas virtualmente pelo Google Meet e o link de acesso poderá ser solicitado por qualquer pessoa pelo do perfil do projeto no Instagram: @teatronalaje.

A culminância do projeto será um experimento cênico montado e apresentado pelos jovens participantes, com quatro sessões gratuitas para o público do bairro, a ser apresentado na própria laje. Ao final de cada sessão, os alunos conduzirão uma mediação com o público. 

Veja também

Newsletter