Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Áereo

Aeroporto Santos Dumont fecha na Cúpula do Brics, e voos são transferidos para o Galeão

Companhias aéreas farão embarque e desembarque no aeroporto internacional na Ilha do Governador nos dias 6 e 7 de julho. Medida adotada visa a segurança do evento que contará com chefes de Estado

Aeroporto Santos Dumont - Segundo a Infraero, alterações temporárias ocorrem por razões de segurança e logísticaAeroporto Santos Dumont - Segundo a Infraero, alterações temporárias ocorrem por razões de segurança e logística - Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber a Cúpula do Brics nesta semana e, com isso, tem feito uma série de adaptações. O encontro que vai reunir chefes de Estado e de governo de mais de 20 países no domingo (6) e na segunda-feira (7) vai causar, entre outras mudanças, o fechamento temporário do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, para pousos e decolagens nestes dois dias.

Os passageiros com viagem marcada para o período farão embarque e desembarque no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. Segundo a Infraero, alterações temporárias ocorrem por razões de segurança e logística.

Hoje, o Santos Dumont opera com voos para São Paulo e Brasília, além de outros destinos nacionais. Desde a semana passada, companhias aéreas têm comunicado aos passageiros a serem impactados sobre a transferência e ofertado mudança de data de seu voo ou solicitar reembolso gratuitamente. (Confira mais detalhes abaixo.)

De acordo com a Infraero, durante a Reunião de Cúpula do Brics, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão do Comando da Aeronáutica, estabeleceu alterações temporárias no espaço aéreo nacional por razões de segurança e logística.

Em função dessas determinações, destaca, o Aeroporto Santos Dumont terá suas operações totalmente suspensas para voos comerciais e executivos nos dias 6 e 7 de julho (domingo e segunda-feira). Neste segundo dia, as restrições vão até 18h.

As medidas foram definidas em conjunto com os órgãos responsáveis pela organização do evento, como a Prefeitura do Rio de Janeiro, que fechará as vias de acesso ao aeroporto, a Casa Civil da Presidência da República, a Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Durante a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro, que começa hoje e se estende até a próxima quarta-feira (9), o entorno do Aeroporto do Galeão terá reforço na segurança.

Devido ao deslocamento de delegações diplomáticas, podem ocorrer bloqueios temporários e sem aviso prévio em vias expressas da cidade, inclusive as de ligação com o aeroporto, caso da Linha Vermelha e Avenida Brasil.

Com o anúncio da proibição de pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont nos dias 6 e 7 (domingo e segunda-feira) deste mês, as companhias aéreas vão transferir os voos para o Galeão.

Com a mudança, as empresas oferecem alternativas aos passageiros. É possível seguir viagem, confirmando aceitar a mudança de aeroporto; remarcar o voo para uma nova data; e cancelar e solicitar o reembolso. As companhias destacam para os clientes ficarem atentos às comunicações e buscarem os canais oficiais em caso de dúvidas. Confira:

A Companhia Aérea Azul informou que "por determinação das autoridades (...) irá transferir integralmente suas operações", passando os voos do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão nestas datas.

"Pelo mesmo motivo, parte das operações na capital fluminense, nos dias 05 e 08 também será impactada", alerta a empresa. A companhia pede para que passageiros "fiquem atentos às notificações enviadas por e-mail, SMS e WhatsApp, além de acompanhar suas reservas no site www.voeazul.com.br ou no aplicativo da empresa", uma vez que serão avisados em caso de transferência do voo.

A Latam informou que, nos dias 6 e 7 de julho, 116 voos programados para o Santos Dumont serão transferidos o Galeão. A alteração é necessária devido às restrições operacionais do aeroporto durante o evento.

Segundo a companhia, haverá comunicação individual a todos os 11.350 clientes afetados assim que a mudança for efetivada. Os passageiros impactados que desejarem alterar a data de seu voo ou solicitar reembolso poderão fazê-lo gratuitamente na seção “ Minhas Viagens”, disponível no site e no aplicativo da empresa aérea.

A GOL informa que seus voos previstos para o Aeroporto Santos Dumont (SDU) foram transferidos para o Galeão (GIG) nas datas da Cúpula do Brics, dias 6 e 7 deste mês.

"Clientes com bilhetes adquiridos nestas datas para voos de/para o SDU tiveram suas passagens remarcadas para saída ou chegada para o aeroporto do Galeão (GIG), recebendo a comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra", destaca a empresa em nota.

O passageiro pode "solicitar reembolso integral ou realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da GOL" caso não concorde com a mudança.

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0300 115 2121. Para compras com milhas, deve-se procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante). Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes.

Veja também

Newsletter