Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Capacitação

AkzoNobel Recife inaugura centro de treinamento para pintores

Estrutura oferece um ambiente equipado para aulas teóricas e práticas com foco no uso e aplicação de tintas e efeitos

Espaço de capacitação na fábrica da ArkzoNobel no Recife vai permitir que pintores possam aprimorar técnicasEspaço de capacitação na fábrica da ArkzoNobel no Recife vai permitir que pintores possam aprimorar técnicas - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

A AkzoNobel, fabricante das Tintas Coral, inaugurou nesta quinta-feira (17) o Centro de Treinamento da fábrica no Recife. O espaço é dedicado à capacitação de pintores profissionais, balconistas e parceiros comerciais e deve abrigar também eventos para arquitetos e designers de interiores. 

A inauguração marca a revitalização do parque fabril da empresa, instalado desde 1968, no bairro do Curado, zona oeste do Recife. A estrutura oferece um ambiente equipado para aulas teóricas e práticas com foco no uso e aplicação de tintas e efeitos. A intenção é estar mais próximo dos profissionais para garantir um aproveitamento satisfatório dos produtos.

O presidente da empresa holandesa no Brasil, Guilherme Ruschel, que também é diretor geral de tintas decorativas, ressaltou a importância de implantar a iniciativa no Recife, onde está localizada uma das cinco fábricas da multinacional no país.

“Queremos que os pintores e também os balconistas das lojas se sintam valorizados e preparados para oferecer o melhor serviço e produto ao consumidor final. Recife é parte essencial dessa jornada e nos orgulha poder retribuir à cidade tudo o que ela representa para a nossa história”, declarou Ruschel. 

Conhecimento

O coordenador de treinamento da divisão Norte da Tintas Coral, marca da AkzoNobel, Alexander Veronese, explicou que o treinamento inicialmente ofertado é para a aplicação de efeitos decorativos, mas que, em breve, novas salas estarão disponíveis para capacitação sobre impermeabilizantes e vernizes. 

“É uma oportunidade deles se aprimorarem em relação à parte profissional. Trazer conhecimento, poderem vir na fábrica, ver envasamento da tinta, conhecer um pouco o que é tinta por trás da pintura. E ter também o conhecimento prático. Então hoje eles estão tendo uma segunda casa para trazer o conhecimento”, pontuou Veronese. 

Além das técnicas de aplicação dos produtos, os participantes tiveram oportunidade de conhecer o processo produtivo na planta fabril da empresa, que tem capacidade para produzir 100 milhões de litros por ano.

Desde 2023, a unidade conta com uma usina solar responsável pelo fornecimento de 30% de toda a energia utilizada na indústria. A usina da fábrica do Recife é a primeira da empresa na América do Sul.

O consultor técnico da Tintas Coral, Everton Silva, lembrou que a marca já realizava formações com profissionais de pintura em locais disponibilizados pelos parceiros comerciais há, pelo menos, 40 anos. Com o reforço do Centro de Treinamento, a ideia é levar os profissionais até a fábrica sempre que for lançado um produto novo. 

“Hoje estamos iniciando um processo. A gente quer que esse centro de treinamento seja um ponto de experimentação para os pintores. Para que conheçam cada produto, a nossa planta e façam a aplicação desses materiais, aprendendo, na prática, o resultado de cada um deles”, enfatizou.

Além disso, a multinacional holandesa de tintas e revestimentos possui a Academia Coral, que disponibiliza mais de 160 treinamentos on-line, de aplicação de produtos à gestão de negócios e preparação de orçamentos. A plataforma já soma mais de 235 mil pintores treinados e 215 mil certificados emitidos.

Efeitos

Convidada para ministrar o primeiro treinamento, a embaixadora da Tintas Coral, Ana Machado, pintora influenciadora da Paraíba, ensinou aos participantes como aplicar os efeitos de cimento queimado e velvet. Ela acredita que a troca de conhecimento pode auxiliar os profissionais a diminuírem insatisfações com os produtos pela aplicação correta e com maior eficiência.

“É muito importante para o engrandecimento, para o crescimento da nossa profissão. Quando a gente tem um contato direto com os produtos, direto com a fábrica, a gente consegue reduzir significativamente o número de reclamações no 0800. Porque a gente tem as aulas técnicas e consegue diminuir os erros de aplicação e com isso a gente consegue crescer, evoluir e levar para o nosso cliente final uma aplicação de qualidade”, destacou.

Veja também

Newsletter